Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-que-e-o-estagio-curricular

O que é o estágio curricular? 

Notícia | 23/10/2019

Vinícius Lima

Você já conhece a Lei de Estágio? Ela é a grande responsável por determinar as normas para poder ingressar no mercado por meio dessa prática. Para conhecer melhor a aplicação dos regulamentos, é preciso saber: essa atividade não é como o emprego, ou seja, não gera vínculos e não é assinada na CLT.

As regras

Tendo essa informação em mente, fica mais fácil compreender como a lei 11.788/2008 garante o caráter educacional desse tipo de oportunidade. Afinal, segundo esse dispositivo legal, estagiar é caracterizado como exercer o “ato educativo escolar supervisionado desenvolvido no ambiente de trabalho”.

Sendo assim, é preciso se atentar: esse projeto é voltado apenas para quem está regularmente matriculado no ensino médio, técnico, EJA ou superior. No nível das faculdades, há um quesito muito importante a se avaliar: o estágio obrigatório e o não-obrigatório.

Como diferenciar um do outro?

Enquanto o primeiro compõe a grade curricular da graduação, ou seja, é exigida uma certa quantidade de horas nessa vivência para pegar o diploma, no outro, a prática é facultativa. Outro aspecto diferenciado é o oferecimento da bolsa-auxílio e do auxílio transporte. No caso do estilo mandatório, o pagamento vindo das empresas é opcional. Já para quem entra na corporação pela outra modalidade, a entidade contratante deve oferecer a contraprestação para o estudante.

Impacto na carreira

Segundo Andreia Moreira, consultora de RH de Sorocaba, ocupar essa posição é um excelente meio de aprender a linguagem organizacional da sua área de atuação. “Na instituição de ensino, você aprende teorias as quais pode aplicar na rotina empresarial quando estagia”, explica. “Esse é o momento ideal para se conhecer e saber quais são suas fraquezas e pontos fortes”, alerta.

Lucas Braga estuda engenharia civil pela Universidade Cruzeiro do Sul e já atua na área. Com base em suas vivências, ele conta a diferença de atuar no mercado enquanto estuda. “É incrível como entendemos melhor como funciona, de fato, a nossa profissão e aplicar esse conhecimento para construir nosso futuro, definir qual será a especialização”, relata o universitário.

Diversos são os benefícios em procurar oportunidades para trilhar sua trajetória desde cedo. Atualize seu cadastro agora e procure vagas com o Nube. Acreditamos em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete