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Avaliação 360º: ônus e bônus 

Notícia | 23/10/2019

Layane Bittencourt

A Avaliação 360° é uma excelente ferramenta, normalmente utilizada em organizações e conduzida pela área de Recursos Humanos. Por se tratar de um segmento estratégico, imparcial e preocupado com o desenvolvimento dos profissionais, a cada dia é mais valorizada e crucial para os negócios.

Segundo Daiane Gonçalvez Cordeiro, coach de Curitiba, se bem utilizada, contribui significativamente para o desenvolvimento humano, apoiando a carreira de cada talento e, consequentemente, os resultados da empresa. Dependendo do empreendimento, pode-se utilizar um sistema próprio, ou então, contratar de empresa terceirizada.

“Independentemente disso, o fundamental é ser conduzido por pessoas ou setores idôneos, além de não possuir vínculo direto com os colaboradores, como por exemplo, um líder ou indivíduos com grau de parentesco”, alerta. Algumas situações acontecem quando o mecanismo não é realizado e orientado adequadamente, são elas:

‍- Os avaliados e/ou avaliadores não confiarem no processo;
- ‍A impressão de superficialidade das informações e mecanismos;
‍- Criação de fantasias de perseguições, mesmo se qualquer intervenção ou advertência posterior não tenha nenhuma relação com seus feedbacks, ou seja, apenas uma coincidência;
‍- Um funcionário não preparado, desrespeitar os assuntos abordados, tomando partido e/ou desconsiderando as devolutivas;
‍- A não participação da equipe em processos futuros.

Como funciona?

De acordo com Daiane, um retorno estruturado é concedido, conforme as competências comportamentais necessárias para o cargo exercido. Participam tanto seus pares, líderes e, se for o caso, subordinados, de forma sigilosa a contribuir com a honestidade dos avaliadores.

“Além dessa contribuição externa, também é feito uma autoavaliação. O formato é significativamente rico para a pessoa refletir e ter insights de como pode trabalhar para alcançar os resultados desejados”, considera. Ainda segundo a especialista, com esse benefício, evita-se conduzir as atividades no “ponto cego”, ou seja, sem saber se está indo bem ou precisa melhorar.

Lidar com a nova geração é ainda mais desafiador. A gerente Paula Sino tem essa missão em mãos. Para ela, uma comunicação bem alinhada e transparente é determinante para motivar seu time. “O jovem de hoje quer se sentir parte de um todo, quer ter sua opinião levada em conta”, considera. Ao apontar algum ajuste, a gestora apresenta o impacto e resultado de sua atitude, sempre se colocando à disposição para auxiliá-lo a crescer.

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