Você gosta de inovar e estar à frente de projetos? Se sim, fique de olho em nossa matéria, pois abordaremos sobre a engenharia de produção de materiais. Nela, o responsável verifica se os produtos a serem lançados possuem resistência aos impactos, são fáceis de manusear, entre outras características.

Conheça sobre o curso

Tem duração de cinco anos e aborda matérias como matemática, química e física. Com o decorrer do ensino, é preciso optar dentre as três áreas de atuação: cerâmica, metais ou polímeros. Segundo dados do último Censo Inep/MEC, ingressam na formação 7.184 alunos por ano e concluem 847. A Profa. Dra. Alessandra Rachid é coordenadora da capacitação na UFSCar - Universidade Federal de São Carlos. Segundo ela, o aprendizado transforma o educando em alguém com habilidades tanto tecnológicas, quanto gerenciais. “Isso o diferencia radicalmente das engenharias tradicionais”, assegura.

Mundo corporativo

O mercado de trabalho demanda a mão de obra especialmente para as indústrias de petroquímica e siderúrgica. Essas, inclusive, são as maiores do país. Companhias de fabricação de produtos eletrônicos e a própria engenharia civil também são boas contratantes. Além disso, é possível atuar nos ramos de pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, cargos de gestão, entre outros.

Remuneração

O estágio, de acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa Auxílio do Nube, remunera, em média, R$ 1.523,98. Já um engenheiro de materiais formado recebe na faixa de R$ 8.932,42, para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais, segundo pesquisa do site Salario.com.br – realizada no período de dezembro de 2018 e julho de 2019, com um total de 134 salários.

Quem é do ramo indica

Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção da UniCarioca, Wilson Souza da Silva, ingressar no ensino superior, mesmo em contexto de crise, é um investimento com bons frutos financeiros. "As dificuldades têm criado inquietação quanto ao futuro profissional após o término da jornada acadêmica. Sem dúvidas, os cursos de engenharia foram fortemente impactados pelo colapso econômico, mas, em momento algum, deixaram de ser valiosos ao conjunto da sociedade”, explica.

De acordo com ele, com a qualificação é possível disputar os melhores postos e, em consequência, conquistar independência e estabilidade. “Sem contar a enorme satisfação pessoal de quem consegue finalizar a graduação", avalia Wilson. Portanto, fale com outros especialistas do segmento, converse com estudantes e, quando estiver certo de sua decisão, conte com o Nube para arrumar a vaga dos sonhos!


Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe