Dentro da carreira de qualquer profissional, estar preparado para aproveitar oportunidades de estágio é essencial para conseguir se inserir no mercado de alta qualificação antes mesmo de se graduar. Inclusive, algumas delas envolvem experiências no exterior proporcionando um ganho importante para a carreira e um diferencial no mundo competitivo.

Segundo Pedro Jose Faure Gonçalves, docente da faculdade Unopar Ponta Grossa, algumas atitudes são fundamentais para quem não quer deixar escapar essa chance. “O estudante precisa se manter em contato com os programas, ter o LinkedIn atualizado, acessar sites de organizações de interesse e pesquisar muito”, evidencia. Além disso, ele mapeia outros pontos cruciais:

Tenha o inglês na ponta da língua
Ter o domínio e a fluência não é mais diferencial, tornou-se requisito mínimo. Participantes com um bom perfil pessoal e conhecimento técnico são eliminados em uma entrevista para esse tipo de oportunidade quando não conseguem se comunicar em inglês.

Deixe seus documentos atualizados
Além de proficiência em idiomas, poucos se lembram o quanto é crucial manter as documentações de viagem em dia, como o passaporte e as vacinas internacionais, dentre elas, a da febre amarela.

Incorpore vivências de valor ao seu currículo
Os selecionadores buscam indivíduos dispostos a se dedicarem, de corpo e alma, ao programa. O candidato deve estar a par das novas tecnologias e aprimorar suas habilidades em ferramentas utilizadas na área. Pode fazer toda a diferença ter acumulado atividades extracurriculares diversas, como o envolvimento em serviços comunitários, empresas juniores, participação em eventos de inovação e, sem dúvida, um sorriso sincero e um aperto de mão firme.

Mantenha a mente aberta
O profissional ainda precisará se relacionar com diferentes culturas, pessoas e ambientes. Por isso, ser um bom ouvinte, ter empatia e ser tolerante, além de uma postura assertiva e positiva perante aos desafios, tem valor.

A experiência é enriquecedora. Isadora Lima, hoje cursa relações internacionais pela Universidade de Brasília, mas há alguns anos estava em Montreal, no Canadá. Os ganhos foram tanto no seu lado pessoal, quanto na vida corporativa. “Aprendi mais sobre mim mesma, entendo mais sobre empatia e inteligência emocional”, conta.

Quer aumentar suas chances no mercado? Faça o curso gratuito do Nube para descobrir seus pontos altos e dê uma recheada em seu currículo. Boa sorte em sua jornada!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe