Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-e-criativo

Você é criativo? 

Notícia | 18/10/2019

Cláudia Giannoni

Os processos seletivos estão cada vez mais exigentes e em busca de diferenciais nos candidatos. Hoje, conhecimentos técnicos são só mais uma aptidão necessária. As soft skills, por sua vez, são essenciais em todos os colaboradores, mesmo àqueles da área de exatas. Uma das mais faladas é a capacidade de inovação. Assim, fizemos um estudo  entre 19 e 30 de agosto de 2019, com 44.554 participantes de todo o Brasil para saber: “a criatividade é uma característica procurada no mundo corporativo?". Veja o resultado.

Todo profissional deve pensar em como inovar

O levantamento ocorreu com jovens de 15 a 28 anos e 88,69%, ou 39.514 votantes afirmaram: “sim, todo profissional deve pensar em como inovar”. Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, realizada em 2020, apontou o fato da criatividade ser a terceira aptidão mais necessária. Logo, essa é umas das habilidades mais requisitadas no ambiente de trabalho. "Então, exergar caminhos novos ou propor jeitos diferenciados de fazer a própria atividade é essencial”, explica. Para a analista de treinamento do Nube, Jéssica Ferreira,

Nem todos conseguem ser criativos?

Outros, 2,37% (1.056) disseram: “sim, mas não tenho boas ideias” e 7,47% (3.329) afirmaram: “depende, nem todos conseguem ser criativos”. Há também quem não veja a ação como um diferencial. Logo, 1% (446) revelou: “não, outras qualidades são mais importantes” e 0,47% (209) comentou: “não, pois minha profissão não exige”. Entretanto, todos possuem o poder de se modernizar. "Claro, o talento se lapida com o tempo e com muita prática”, assegura. Assim, para quem tem dificuldades, o primeiro passo é reconhecer quais são os principais bloqueios mentais. Utilizar listas pode ser uma ótima saída. "Anote em quais situações é necessário aplicar modificações. A partir daí, aponte os pensamentos, não se limite ou se julgue. Ao fim, basta eleger quais seriam ideias possíveis ou não”, incentiva. Aos poucos, se tornará um hábito!

 



Sem “pensar fora da caixa” será impossível solucionar obstáculos complexos. “Independentemente do ramo de atuação, a habilidade é necessária. Hoje, talvez não seja recorrente ter de inventar um conteúdo, no entanto, o talento se dá em outros aspectos, como ao driblar situações cotidianas, por exemplo, as quais precisem de resolução urgente”, enfatiza.

Como desenvolver a aptidão

Então, não tenha medo de errar. “Recomendo estudar, se atualizar, ouvir podcasts, ver vídeos e ler livros/artigos com temas de interesse”, ressalta Jéssica. A inovação é uma competência naturalmente humana, instrumento capaz de fortalecer qualquer carreira. “Logo, investir no assunto não é perda de tempo!”, finaliza.

Portanto, foque em se melhorar e conte conosco!

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete