Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
gestao-ambiental-sustentabilidade-e-sociedade

Gestão ambiental: sustentabilidade e sociedade 

Notícia | 14/10/2019

Layane Bittencourt

Nunca antes assuntos como sustentabilidade e meio ambiente foram tão discutidos. Cada vez mais, grandes organizações estão se sensibilizando sobre sua responsabilidade social, repensando atitudes e promovendo ações para tornar um mundo um pouco melhor. Nesse contexto, a carreira de Gestão Ambiental ganha destaque por sua relevância!

A graduação

O curso tem o objetivo de formar profissionais éticos e comprometidos com as causas da sociedade, ao serem capazes de avaliar e incluir projetos nas corporações. Assim, durante o período, o estudante conhecerá os conceitos de resíduos sólidos, recursos hídricos, planejamento ambiental e avaliação de impactos.

No entanto, de acordo com os dados do último censo Inep/MEC, 11.215 estudantes matriculam-se na modalidade, enquanto apenas 1.966 se formam. “O maior desafio da graduação é ser entendida como mecanismo de gestão de reservas naturais e, ao mesmo tempo, alavancagem de desenvolvimento socioambiental”, considera Suely Gama, coordenadora do curso no Centro Universitário FMU.

O mercado de trabalho

Ainda segundo a professora, esse futuro agente é valorizado por saber implementar propostas de sustentabilidade, emitir licenças e até implantar políticas públicas devido à importância e complexidade da legislação brasileira. “As empresas desejam ou são obrigadas a cumprir uma série de normas, inclusive quanto ao descarte de resíduos”, evidencia.

Com isso, os formados terão um vasto campo de oportunidades para a sua atuação. Além disso, de acordo com a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2018, o valor médio para estagiários no segmento é de R$1.238,14

Profissionais na área

O perfil esperado é de quem tem uma atitude empreendedora, inovadora, crítica e ética. Para Anny Medeiros, coordenadora do curso no Senac, uma visão sistêmica e abordagem sustentável em suas decisões, permitirá a identificação e resolução de problemas, obedecendo a padrões de qualidade e produtividade. Suely ainda acrescenta: “é importante sempre pensar no tripé: econômico, social e ambiental”.

Gabriela Palácio está se formando na área e compartilha sua experiência: “é bem diversificado, trabalhamos com todos os conhecimentos, da matemática a biologia, da administração ao direito”. Para a jovem, o crescimento desse nicho a deixa satisfeita por ter escolhido a profissão. “As companhias abrem espaço para nós entendendo nosso papel!”, considera.

Se você é estudante e busca estágio, aproveite para se cadastrar no site e conquistar um espaço no mercado! Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete