Entender o comportamento e sensação dos funcionários no dia a dia do trabalho é fundamental para mudar processos e alcançar melhores resultados. A pesquisa “Clima Organizacional 2019”, realizada pela MA8 Management Consulting Group, foi feita com esse intuito e mostrou resultados impactantes. Saiba mais!

O levantamento foi realizado com 1.287 profissionais de todas as regiões do Brasil, entre os dias 1 e 10 de agosto de 2019, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Assim, 62% dos colaboradores revelaram já ter sofrido assédio moral no local de atuação. Além disso, 44% dos respondentes já passaram por bullying no ambiente corporativo.

Visão do especialista
 
De acordo com o CEO da MA8 Management Consulting Group, Orlando Merluzzi, a questão é um problema crônico, cultural e constitui um desafio para os gestores e departamentos de Recursos Humanos das empresas. “Prova disso é o fato de 48% dos profissionais considerarem a possibilidade de pedir demissão, ou efetivamente saírem da corporação por causa de desrespeito. Desses, apenas 23% levam a questão ao conhecimento da direção da instituição”, diz ele.

Quando o assunto pesquisado é confiança, incluindo caráter e retidão de conduta, apenas 32% consideram seus pares leais. Segundo Merluzzi, “todo esse cenário de insegurança afeta diretamente as organizações e os departamentos, individualmente”.

Alto escalão

Eduardo Shinyashiki é especialista no desenvolvimento das competências de liderança e mestre em neuropsicologia. Para ele, uma das principais maneiras de formar times de alta performance é por meio da construção da confiabilidade. “Saber quem são as pessoas do seu grupo, seus gostos e sonhos é uma forma de demonstrar como elas são especiais. Isso abre caminhos para a construção de um relacionamento com credibilidade”, assegura.

Portanto, reveja seus hábitos e se abra mais para o entorno. Certamente, a produtividade será melhor!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe