A data de 11 de outubro é marcada como o dia do deficiente físico. Justamente por isso, é fundamental promover a conscientização e o respeito sobre um tema crucial no ambiente de trabalho: a inclusão e o respeito. Afinal, quanto mais diversa for uma equipe, melhor tendem a ser seus resultados.

Jovem Aprendiz

Como um meio de inserir pessoas no mercado, os programas de aprendizagem cumprem seu papel e, segundo a legislação responsável por essa modalidade, quem tem qualquer tipo de deficiência, também pode concorrer a oportunidades do estilo. Porém, é importante lembrar: embora a norma estipulada exige idade mínima e máxima para ser aprendiz (de 14 até 24 anos), há uma exceção para quem é PCD. Para esse grupo, não há limite!

Todas as outras regras garantidas por lei se aplicam de maneira igualitária, de modo a promover, de fato, a contratação de colaboradores por seus talentos! Para o especialista em desenvolvimento humano, Carlos Silveira, considerar esse estilo de contratação para entrar no âmbito corporativo é uma excelente maneira de evoluir profissionalmente. “Toda oportunidade de aprendizado é válida, principalmente quando há incentivo para isso”, comenta.

Legislação

Uma questão a ser levantada antes de ser contratado é sobre o nível de escolaridade necessário para legitimar a admissão. As vagas devem ser concorridas por quem está no ensino médio ou por quem já concluiu essa etapa.

Também é necessário notar: a carga horária é diferenciada! De acordo com a lei 10.097/2000, são 6h diárias e 30h semanais. Se o nível fundamental já foi completado, a rotina pode ir até 8h por dia, mas com um pequeno detalhe: isso só será possível caso nessa jornada já estiver incluído o tempo destinado às atividades teóricas.

Vivência

Fernanda Jordão conta como ter entrado no universo organizacional por meio desse programa a ajudou em sua vida. “É incrível como, em um ano, consegui absorver tanto conhecimento sobre como funciona uma companhia e descobrir mais sobre quem eu era como profissional”, relata.

Portanto, aproveitar esse dia para atualizar seu currículo e verificar as vagas compatíveis com o seu perfil é vital. Acesse este site e fique por dentro das novidades! Caso ainda tenha dúvidas sobre a modalidade e queira se inteirar sobre isso, veja este link. O Nube te deseja sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe