Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quanto-custa-o-turnover-no-brasil

Quanto custa o turnover no Brasil? 

Notícia | 10/10/2019

Gabriela Vasconcelos

Segundo pesquisa da Levee, a rotatividade média das corporações brasileiras é de 40% ao ano. Além disso, as organizações gastam entre 2 e 5 salários até conseguir repor um egresso. Também entra na conta o tempo de quem assume as atividades deixadas e o quanto deixou de produzir em seu posto para assumir as funções do outro. Saiba mais!

Ainda de acordo com o estudo, os profissionais da camada operacional tendem a trocar de emprego até mesmo por posições semelhantes financeiramente, mas com 30 minutos a menos de deslocamento. Logo, uma das maneiras de reduzir os pedidos de demissão é entender a necessidade dos colaboradores.

Afinal, os motivos de turnover podem variar conforme o segmento. Porém, alguns fatores têm maior frequência. Por parte do funcionário, causa insatisfação a inexistência de plano de carreira, sentimento de pertencimento a equipe e sentir-se valorizado, má gestão e carência de tática. 

Para Jéssica Macêdo, empreendedora na Lótus Psicologia e Consultoria Organizacional, em Maceió (AL), a estratégia deve começar no processo seletivo. “Precisa ser transparente e mostrar como a empresa funciona, deixando clara a visão e valores”, explica. 

Na opinião de Fernanda Vieira, coordenadora de RH, a companhia deve efetuar certas tarefas para reduzir o índice de dispensas. “É primordial ter um setor de Pessoas estruturado para fazer as análises e tomar as devidas providências”, explica.

Algumas dicas são o desenvolvimento de uma pesquisa de clima, avaliação do desempenho das equipes e gestores, elaboração de plano de carreira, estabelecimento de programa de formação continuada e processo seletivo interno para novas vagas.

Cuide das pessoas e retenha os melhores peritos em seu negócio! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete