Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
5-dicas-para-se-preparar-para-o-enem

5 dicas para se preparar para o Enem 

Notícia | 03/10/2019

Layane Bittencourt

Para quem está planejando ingressar em um curso superior no próximo ano, o tique-taque do relógio começa a soar mais alto: faltam poucos meses para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Principal porta de entrada para universidades brasileiras, a prova exige dos alunos certa preparação para um resultado satisfatório.

Mas, não há motivo para entrar em desespero e começar a perder horas de sono em uma busca frenética para aprender tudo. Segundo o professor Alexandre Mattioli, gerente editorial do sistema de ensino COC by Pearson, o fundamental é fixar os conteúdos sobre os quais já tem domínio, ao invés de priorizar a absorção de novidades “É importante manter uma rotina de estudos consistente, mas ao mesmo tempo levar em consideração uma boa preparação psicológica para lidar com a ansiedade e o estresse”, afirma.
 
Para ajudar os candidatos a se organizarem, o professor Mattioli separou algumas dicas:
 
1. Planeje sua agenda: com uma rotina adequada, você consegue enxergar melhor quando e o quanto se dedicará a cada conteúdo.

2. Defina um tempo para cada matéria: uma boa dica para se manter concentrado é relaxar 10 minutos após uma hora de estudos. Equilibre descanso com dedicação.
 
3. Treine com provas passadas: existem certos padrões no exame, como o estilo de discurso, nível de dificuldade, assuntos recorrentes e tempo de resolução. Exercite isso!

4. Revisar para fixar: reveja as questões vistas em sala de aula para ganhar familiaridade. Isso diminui a chance de “dar um branco” quando aparecer uma pergunta.

5. Saúde em primeiro lugar: cuide do seu corpo e mente nesse período e não ultrapasse os limites do cansaço. Caso contrário, você pode se prejudicar.

Fernanda Pradella, estudante de relações internacionais pela Universidade Católica de Brasília, evita ao máximo acumular matérias para estudar. “Quando fiz o Enem me preparei com base em apostilas e fiz a prova no ano anterior para ter uma noção de como funcionava. Já na faculdade, tenho o mesmo método daquela época: leio texto e faço anotações”, conta.

A dica é balancear seus dias para estudo, tarefas diárias, exercícios físicos, meditação e lazer. Boa sorte nessa missão!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete