Atualmente, já existem ferramentas voltadas para o engajamento, seleção e entrevistas de candidatos. Elas usam algoritmos, Inteligência Artificial e dados para identificar bons perfis técnicos e características comportamentais. Portanto, assim como em outros setores, a transformação auxilia a área de Recursos Humanos. Fique por dentro!

O processo de recrutamento pode ser longo e árduo. Quanto mais tempo leva para ser finalizado, maior é o custo. Dessa maneira, frequentemente as organizações ultrapassam o orçamento, perdem projetos ou ainda acabam contratando uma pessoa incompatível com a função. 

Assim, os dispositivos tecnológicos dão agilidade e assertividade ao trabalho. É muito comum as empresas buscarem novos colaboradores por meio de redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo. Além disso, uma filtragem de currículos é mais rápida e eficiente quando feita de maneira automatizada.  

“Os benefícios são diversos, vão desde facilitar a vida dos colaboradores até acompanhar as tendências visando contribuir com a atração dos melhores talentos para a corporação”, afirma Fernanda Atilio, gerente de RH na SEL, em Campinas (SP).

Contudo, ainda existe certa resistência por parte de alguns profissionais, os quais temem a eliminação dos empregos dos seres humanos. Portanto, para Tomás Ferrari, sócio fundador da GeekHunter, é importante mudar o mindset do setor como um todo.

“Por meio de muito benchmarking, o responsável pela área de RH pode aprender melhores práticas aplicadas a processos seletivos, novas metodologias e, ao mesmo tempo, ser criativo para customizá-las frente às peculiaridades de cada negócio”, explica o especialista.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe