Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
gestor-como-lidar-com-quem-quer-mudar-de-area

Gestor: como lidar com quem quer mudar de área 

Notícia | 30/09/2019

Vinícius Lima

Gerenciar uma equipe ou um empreendimento pode ser difícil, por diversos motivos. Um deles, certamente, é a rotatividade de pessoal. Uma das maneiras de reter talentos é oferecer oportunidades de mudanças de cargo ou setor dentro da própria organização.

Para Waldir Lúcio, gerente de Recursos Humanos da Atlas Copco, os benefícios de adotar essa atitude são inúmeros. “A transferência de área de um funcionário em uma mesma companhia pode representar uma oportunidade de crescimento tanto para o colaborador, quanto para a organização”, comenta.

De acordo com ele, a grande vantagem ao implantar essa visão é o desenvolvimento dos profissionais e o aumento da motivação geral. “Apesar de toda a transição envolver diversos tipos de desafios, não existem malefícios na prática”, estimula.

Na corporação onde atua, esse assunto é tratado com tranquilidade. “Vemos esse anseio com naturalidade. Afinal, além de representar uma chance para o funcionário aprimorar outras habilidades, esse intercâmbio de valores intelectuais pode trazer novas ideias e perspectivas para a companhia”, comenta.

Por isso, Lúcio fala sobre a importância de desenvolver políticas claras de mobilidade interna. “Inclusive, com uma ambição: esperamos 15% de troca de setores ou unidades ou de cargo, em âmbito nacional ou internacional, em um período de 12 meses. Uma vez cumprida a sua missão na atual posição, nossa cultura garante o direito do indivíduo seguir sua ambição”, diz.

Guilherme Oliveira estuda administração na Universidade Mackenzie, em Campinas. Ele estagia em um lugar onde esse tipo de transição é incentivada. “Hoje, atuo no atendimento comercial, mas tentarei uma vaga no setor financeiro”, expõe.

Para ele, seu supervisor ter recebido a notícia com tranquilidade o estimulou a manter o engajamento. “Sinto uma confiança grande por parte do meu chefe, pois foi a primeira pessoa com quem eu comentei sobre isso”. Para ele, receber esse incentivo fez toda a diferença. “Mesmo com maior afinidade com outro campo de atuação, dou o meu melhor agora, para colher os frutos disso depois”, conclui.

Portanto, se atente a esse tema e aplique novas ideias em sua liderança. Conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete