Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-avaliar-um-candidato

Como avaliar um candidato? 

Notícia | 27/09/2019

Layane Bittencourt

Durante uma seleção, diversas características e comportamentos são avaliados para encontrar o candidato ideal para determinada vaga. Assim, cabe nas mãos dos recrutadores a missão de realizar todo o processo entre analisar perfis diversos e identificar quem a empresa deseja em seu quadro de colaboradores.

Para Ana Fernandes, coach para executivos e profissionais de Recursos Humanos, o potencial e a aderência aos valores e ambições do negócio devem ser primordiais nesse primeiro momento. “A compatibilidade do entrevistado com a cultura interna da organização é fundamental. Portanto, é preciso verificar se os objetivos pessoais incluem uma carreira na empresa em questão”, alerta.

Quando falamos de recém-formados ou até mesmo estagiários, é preciso levar em consideração diversos fatores, entre eles o nervosismo, ansiedade por uma colocação e pressão externa. Além disso, a maioria deles busca a sua primeira experiência corporativa e estão cheios de ideias. Por isso, quem procura talentos para somar em seu quadro de pessoal, deve estar com um olhar mais atento a esse novo grupo no mercado.

Para a especialista, é crucial verificar a capacidade de aprendizagem, perfil autodidata e a abertura à inovação dos candidatos. “Os jovens têm muito a agregar com novos olhares, pois pensam fora da caixa”, completa.  

Por outro lado da história, Lavinia Perussolo, estudante de administração na Universidade de Brasília já estagia na área. Para ela, o processos de seleção exigiu de si mesma um controle da ansiedade, pois era uma vaga muito desejada. “Li muito sobre a empresa e refleti como poderia contribuir no negócio, acabei ficando mais tranquila. Apesar de muito apreensiva, todos foram cordiais e acolhedores. Isso faz diferença”, conta.

Portanto, ao avaliar um candidato, enxergue seus potenciais e identifique se estão de acordo com a companhia. Contudo, não esqueça de conduzir todo o procedimento de maneira adequada, humana e assertiva. Boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete