Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
10-competencias-para-o-desenvolvimento-de-pessoas

10 competências para o desenvolvimento de pessoas 

Notícia | 26/09/2019

Cláudia Giannoni

Como liderar uma equipe? Eis uma pergunta complexa de se responder atualmente. Com tanta mudança no mundo em tecnologia, diversidade, inovação, cada vez mais surgirão desafios. Mas, com certeza, o maior deles é lidar com o lado comportamental das pessoas. Faz-se necessário estar presente integralmente, ouvir e conciliar situações.
 
Competências da liderança, como domínio técnico, agilidade e produtividade, disciplina, pensamento estratégico, visão de negócio, foco em resultados são importantes e não podem ser ignoradas. Contudo, as prioridades mudaram. “Hoje, ao falarmos da gestão no desenvolvimento de indivíduos, pensamos em comandantes capazes de incluir. Devem ser profissionais coerentes, éticos, íntegros e fiéis a seus valores, e depois falamos em resultados”, explica Flora Alves, CLO da SG Aprendizagem Corporativa.
 
Logo, é necessário estar próximo ao time e atento às suas necessidades. Para coordenar, não basta ter poder e autoridade, mas saber escutar e estimular o alto desempenho por meio das melhores práticas. A Psicóloga do Trabalho do Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Miryam Maziero, comenta sobre os impactos sobre a saúde. “Hoje, a depressão é a doença mais frequente em termos de afastamento. Quando a subjetividade do trabalhador não é considerada, o sofrimento pode se transformar em adoecimento”, explica.
 
Por isso, Flora separou algumas competências importantes aos gerentes e capazes de driblar os obstáculos:
 
Motivação: uma das funções de destaque desse profissional é engajar diariamente o grupo. Um colaborador sem estímulo não tem comprometimento ou interesse com os objetivos traçados, gerencia seu tempo de forma inadequada, entre outros tropeços.
 
Equilíbrio emocional: ter conhecimento da área é um importante fator para o sucesso, mas não suficiente para manter uma vida equilibrada e harmônica. Aliada aos aprendizafos técnicos, existe a inteligência emocional. Assim, ao administrar suas emoções, é possível fazer a organização do seu ambiente de trabalho de maneira efetiva.
 
Criatividade: não é apenas voltada ao lado artístico, mas também a pensar fora da caixa em qualquer situação. É analisar todos os aspectos ao seu redor para encontrar soluções rápidas e inovadoras.
 
Adaptabilidade: é a capacidade de ser flexível em qualquer local, se adaptando às mudanças.
 
Comunicação: não é o diálogo em si, mas a boa oratória, a dicção e o vocabulário bem construído.
 
E aí, pronto para evoluir e se destacar? Conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete