Hoje, muito se fala sobre as transformações ocorridas no ambiente corporativo e as tendências para os próximos anos. Afinal, com o advento da tecnologia e a entrega das gerações Y e Z no mercado, analisar meios de adequar a linguagem da sua chefia para isso é essencial.

De acordo com Fábio Reginaldo, diretor de serviços da Nice, a sociedade está em constante evolução. Da mesma maneira também o mercado consumidor e de trabalho devem acompanhar as mudanças do mundo. “Não há como seguir padrões ultrapassados e almejar resultados ousados. Devemos olhar sempre para frente e adaptar nossas práticas aos novos tempos”, comenta.

Nesse sentido, Reginaldo dá destaque aos estilos de liderança a serem adotados para os próximos períodos no ambiente corporativo. “A gestão baseada em hierarquias estanques, com ordens vindas de cima para baixo não funcionam muito bem com os jovens”, expõe.

Nesse sentido, surgiu o conceito de Management 3.0, criado pelo holandês Jürgen Appelo. “Esse conceito é baseado em inovação capaz de redefinir a coordenação como uma responsabilidade de todos os indivíduos parte de uma organização. Isso porque, de acordo com Appelo, as companhias não são organogramas, mas sim redes sociais complexas. Portanto, todos podem participar e oferecer suas melhores habilidades”, acrescenta.

O sistema de Jürgen Appelo possui seis visões imprescindíveis para modernizar os modelos adotados em um empreendimento. São elas:

I. Energizar pessoas para serem mais ativas e criativas
II. Empoderar times para os colaboradores ficarem mais confiantes
III. Alinhar restrições para criar propósitos e metas bem definidas
IV. Aprimorar competências, pois evoluir indivíduos deve ser prioridade
V. Crescer a estrutura de maneira consciente e com foco na qualidade do ambiente
VI. A receita do sucesso é aprender com os erros

Para Paulo Henrique, estudante de marketing pela Estácio, no Rio de Janeiro, trabalhar em um ambiente moderno e pronto para lidar com os desafios é essencial para o seu desenvolvimento. “Como estagiário, aprendi muito sobre a importância de ser flexível e estar ligado às mudanças no mercado. Isso é fundamental para atender as demandas dos clientes”, conclui.

Por isso, ser um líder humanizado e disposto a entender os diferentes perfis de colaboradores é essencial. Conte sempre com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe