Já ouviu falar de Análise Comportamental? O tempo todo, observamos nossos colegas de trabalho, amigos, familiares ou até quem aparece na tela de nosso celular e televisão. Quando o contato acontece durante uma entrevista de emprego ou estágio, por exemplo, essa questão é ainda mais evidenciada e crucial.

Os testes possuem fins pessoais ou profissionais, pois podem ajudá-lo a descobrir seus pontos fortes, habilidades, competências. Segundo Carolina Farina, analista comportamental, há quatro grupos determinantes: comunicador, planejador, executor e analista. “Cada pessoa possui um perfil dominante e não necessariamente exclui os outros, eles estão presentes em menor escala. As combinações são únicas e apresentam reações e visões de mundo diferentes”, explica. A especialista conta um pouco mais sobre essa divisão:

1. Comunicador: entusiasma-se com novidades e tem grande habilidade em se relacionar, a partir de sua boa lábia.

2. Planejador: geralmente paciente, mantém um ritmo estável, seja na vida pessoal ou no trabalho. Preferem se manter em sua zona de conforto.

3. Executor: possui autoconfiança e prefere posições dominantes. Também se dá bem em desafios e seu senso de competitividade o impulsiona para frente.

4. Analista: é detalhista e procura o resultado perfeito. Também tem tendência a ser organizado, responsável e cumprir prazos.

Conhecer suas aptidões e qual a melhor forma para desenvolver outras capacidades são as maiores vantagens desse método. Afinal, o autoconhecimento é a base para suas conquistas. Jhenifer Souza Lima sabe disso. Para a estudante de recursos humanos na Fabi de Curitiba, esse processo auxilia a tomar decisões corretas em todos os âmbitos da vida. “Você entende o seu limite, sabe dizer se é capaz de fazer uma tarefa ou não e o quanto é bom em determinada atividade”, conta.

Você se conhece? Invista nessa autoanálise e boa sorte em seu futuro!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe