Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-estudar-melhor-para-o-vestibular

Como estudar melhor para o vestibular? 

Notícia | 20/09/2019

Layane Bittencourt

As inscrições para os principais vestibulares estão disponíveis. Com isso, aumenta a preocupação em intensificar a rotina de estudos para esse momento e estudantes de todo Brasil se preparam para esse momento. No entanto, se dedicar por horas e não assimilar corretamente os assuntos é um problema comum.

Entre os erros mais recorrentes, o principal está em adquirir uma postura passiva em relação aos estudos, apenas lendo o conteúdo sem compreendê-los. Segundo o coordenador de Física do Colégio Palmares, Renato Cardoso, muitos tentam decorar fórmulas, contudo, isso não garante a habilidade em saber resolver situações-problema. “Atualmente, as principais universidades buscam por alunos com a capacidade de pensar em estratégias para a resolução de conflitos, não só viáveis, mas também éticas, respeitando o outro. Esse é o diferencial”, explica.

Por isso, há alguns mecanismos essenciais para aplicar a teoria na prática de maneira adequada. O professor separou alguns deles para ter sucesso no dia:

1. Não decore, entenda! absorva as informações e tire dúvidas;

2. Resolva provas recentes: realize simulações de exercícios, observe suas dificuldades e acompanhe sua evolução;

3. Faça revisões: reveja temas antigos e mais cobrados no teste, se organize e crie uma rotina;

4. Mapas mentais: anote os principais fundamentos, priorize tópicos importantes e resuma o conteúdo.

5. Descanse: drible a ansiedade, durma bem, faça atividades físicas, saia com familiares e amigos. O cérebro necessita de um tempo também.

Leticia Fernandes, estudante de engenharia de produção, da UniBrasil, Centro Universitário de Curitiba, confessa sempre ter gostado de estudar e se dedicado para ter um bom desempenho escolar. Para ingressar na faculdade, não foi diferente, a jovem manteve o hábito e conquistou uma oportunidade. “Uso o método de listar as tarefas desejadas para realizar na semana, separo com aprofundamento de matéria, exercícios para entrega, revisão, entre outros. Depois, divido um horário disponível para cada item”, conta.

Como você estuda? Prefere os Post-it, ver vídeos, rever textos? Seja qual for a sua maneira, lembre-se de incentivar esse costume e gosto por conhecimento. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete