Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-escolher-um-curso-superior

Como escolher um curso superior? 

Notícia | 20/09/2019

Vinícius Lima

Ao sair do ensino médio, muitos brasileiros entram em um dilema sobre qual caminho profissional seguir. Grande parte deles considera manter-se estudando no nível superior, mas encontram desafios antes de decidir o caminho a trilhar. Para fazer escolhas assertivas, veja estas dicas!

De acordo com Laís Fernandes, graduanda de comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), esse momento é bem difícil para a maior parte dos jovens. “Eu mesma demorei algum tempo até conseguir encontrar algo compatível com meus gostos”, comenta.

Segundo Jade Silva, coach de carreira de Campinas, é fundamental praticar o autoconhecimento para eleger o rumo mais adequado para o seu perfil. “Embora falemos sobre a relevância desse aspecto, muitos adolescentes ainda estão em fase de descoberta e fica difícil fazer isso de maneira eficiente”, defende.

Portanto, de acordo com a especialista, apenas quando você sabe quais são seus sonhos, pontos fortes, fracos e maiores qualidades, será possível definir algo satisfatório. Embora seja importante, o retorno monetário não deve ser prioritário na tomada de decisão. “Se você opta por um caminho somente considerando esse aspecto, a tendência é acabar se frustrando com sua posição no futuro”, alerta. Para Jade, essa é a principal causa de muitos indivíduos procurarem outros rumos tanto durante a graduação, quanto depois de alguns anos de trajetória.

Um dos meios de experimentar, na prática, a linguagem de cada área é por meio do estágio. Afinal, essa modalidade garante a interação do conteúdo teórico da sala de aula com a rotina corporativa. Segundo a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube, cada curso tem um valor médio de pagamento aos estagiários e considerar isso também pode auxiliar.

De qualquer modo, a coach faz um alerta: “nem sempre acertaremos de primeira qual é a direção correta para o futuro e está tudo bem! Você pode, e deve, buscar soluções caso perceba outras oportunidades mais compatíveis com suas vontades e sonhos”, conclui.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete