Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
controle-o-nervosismo-durante-a-entrevista-de-estagio

Controle o nervosismo durante a entrevista de estágio! 

Notícia | 11/09/2019

Vinícius Lima

Por muitas vezes, na procura por uma vaga de estágio, quem se candidata ainda não tem experiências no ambiente corporativo. Afinal, esse estilo de contratação é um dos meios encontrados por estudantes para ingressarem no mercado. Por conta disso e devido às incertezas, entrevistas podem ser momentos estressantes para alguns indivíduos. Portanto, quem se enquadra nesse perfil pode seguir algumas dicas para evitar a ansiedade.

Segundo o consultor de carreira, Pedro Henrique, de Ribeirão Preto, um erro comum em profissionais de todas as idades é não se preocupar em estudar a oportunidade antes de concorrer a ela. “Quem não se prepara com antecedência, tende a ficar nervoso, até porque, durante a avaliação, se você sabe o ramo da empresa, bem como sua visão e missão, tende a saber se posicionar melhor”, garante.

De acordo com o especialista, se a timidez ou insegurança aumentam e criam o estresse, algumas técnicas de respiração e concentração podem ajudar. “Por exemplo, respirar fundo e contar até dez algumas vezes auxilia a colocar os pensamentos em ordem. Para dominar sua autoestima, é necessário desenvolver sua inteligência emocional e saber: você é capaz”, estimula.

Além disso, segundo a especialista, o gestor ou recrutador responsável pela análise deve compreender o momento da seleção como algo incomum na vida de quem ele estuda contratar. “Ninguém é avaliado dessa forma diariamente, então evidentemente, alguns se sentirão desconfortáveis e considerar isso antes de eliminar um candidato é vital”, comenta.

Luciana Gouveia estuda marketing na Uninove, em São Paulo. Para ela, o nervosismo nunca foi um problema muito grande. “As pessoas devem ficar desse jeito por conta da timidez e eu sempre fui mais aberta em relação a isso. Mesmo se eu for reprovada, preciso manter a calma e não desanimar, caso contrário, demorarei mais para achar uma posição”, conta.

Por isso, siga essas dicas e acredite em seu potencial. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete