Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher uma trajetória a ser seguida no âmbito profissional. Afinal, diversos são os critérios a serem levados em conta antes de tomar uma decisão e, por isso, considerar todas as possibilidades é essencial. Você já ouviu falar em “gestão da qualidade”? Descubra mais sobre esse caminho na matéria!

Flávio Lúcio dos Santos é o professor coordenador desse curso no Centro Universitário Una de Barreiro, em Minas Gerais. Para ele, quem estuda esse nicho é responsável pelo planejamento, execução e controle dos processos organizacionais. “É uma gestão focada em estabelecer procedimentos para garantir os resultados esperados, tanto em produtos, quanto em serviços”, comenta.

Atualmente, segundo o Censo do Inep/MEC, são mais de 9,8 mil matriculados nesse tecnólogo e, desses, 1,9 mil pegam o diploma. Além disso, conforme a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube, o estagiário da área recebe ao mês, em média, R$1.100,12. No ensino tecnólogo, está em 7º lugar entre os mais bem pagos do país.

De acordo com o mestre, essa área é diferenciada em relação às outras, por conta da visão sistêmica desenvolvida ao longo da graduação. “É necessário entender as demandas da companhia como um todo e a maneira como eles se relacionam, alinhados às estratégias da empresa. Quem atua nesse ramo é responsável pela coleta de dados e informações necessárias para munir a direção a tomar decisões estratégicas”, explica.

Por conta disso, Santos visualiza um cenário positivo para quem executa essas funções. “Os empreendimentos têm buscado implantar esse sistema de gerência cada vez mais, para garantir a diminuição dos desperdícios e aumentar a produtividade”. Portanto, quem for atuar com isso, deve se atentar a algumas habilidades. “compreender os fundamentos de gestão para classificar e mapear os processos é essencial. Também é importante conhecer os ambientes da qualidade, saber as normas e métodos de certificação para fins de consultoria. É imprescindível, inclusive, estabelecer indicadores e medir o desempenho das técnicas adotadas, para execução das ações corretivas ou para melhorias nos sistemas”, conclui.

Kaique Neves estuda na Unip, em São Paulo e já procurou uma vaga para construir seu futuro. “Como estagiário, tenho muitas experiências na prática, as quais por muitas vezes não são desenvolvidas na teoria e isso me ajuda a entender a rotina corporativa”. Para o universitário, conciliar as horas destinadas ao ensino e ao contexto empresarial é um desafio, mas vale a pena. “Sei do impacto disso para a minha carreira, então o esforço é benéfico, pois quanto mais aprendo, melhor fica meu currículo”, finaliza.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe