Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
regras-para-ser-jovem-aprendiz-entenda

Regras para ser Jovem Aprendiz: entenda! 

Notícia | 04/09/2019

Vinícius Lima

Algumas pessoas ainda ficam confusas em relação às regras para se inserir no mercado de trabalho por meio dos programas de aprendizagem. Desse modo, entender como funciona a modalidade é essencial para a procura de vagas. Saiba mais nesta matéria!

A primeira informação relevante sobre esse estilo de contratação é saber: a lei responsável por oportunidades para os jovens é a 11.097/2000. Nela, são estabelecidas algumas normas, tais como: só pode ser aprendiz quem tem entre 14 e 24 anos incompletos. A exceção é para quem é portador de deficiência. Para esses, não há limite máximo de idade.

Além disso, nessa prática, a carteira de trabalho é assinada, então os direitos são os mesmos em relação aos funcionários efetivos. Algumas diferenças são em relação ao pagamento e à carga horária. São 6h por dia e 30h semanais e, por isso, o indivíduo deve receber o salário mínimo proporcional às horas trabalhadas. Se o sujeito já tiver concluído o nível fundamental de ensino, a rotina pode chegar a 8h diárias, se nessa jornada for computado o tempo destinado aos encontros teóricos.

Também é necessário considerar: os contratos para os jovens devem durar até, no máximo, dois anos. Ao concluir esse tempo, a empresa contratante pode efetivar o talento, caso seja o interesse de ambas partes.

Rafaela Dantas estuda administração pela Universidade Cruzeiro do Sul e já teve uma experiência no ambiente organizacional por meio dessa atividade. “É uma vivência única para você compreender a dinâmica corporativa e até mesmo para te ajudar a entender suas preferências profissionais”, conta.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre esse tipo de admissão. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete