A instituição britânica Royal Society For Public Health (RSPH) promove, pelo segundo ano, uma campanha intitulada Scroll Free September. A proposta é reduzir ou abandonar o acesso às redes sociais por 30 dias, durante todo o mês de setembro.

O desafio é dividido em cinco categorias para todos poderem participar, sem desculpas. São elas: Busy Bee (sem mídias sociais na escola ou no trabalho); Sleeping Dog (sem utilização no quarto); Social Butterfly (deixar de usar em eventos); Night Owl (desligar-se todos os dias, a partir das 18h) e Cold Turkey (manter a abstinência por 30 dias).

Segundo a RSPH, a campanha é uma oportunidade de pensarmos sobre nossa relação com a tecnologia. Para a instituição, deixar de utilizá-las por um mês fará o participante refletir sobre: quais fatos perdeu e como conseguiu aproveitar melhor o seu tempo. De acordo com a diretora nacional do Sistema de Saúde Inglês, o NHS, Claire Murdoch, “as plataformas de relacionamento estão contribuindo para aumentar os problemas psicológicos em jovens e, se nada for feito, haverá uma epidemia de saúde mental na próxima geração”.

Para o professor de Psicologia da Universidade Positivo no Paraná, Gilberto Gaertner, depressão, problemas de sono, medo de "estar por fora”, bullying, ansiedade, inveja, solidão e baixa autoestima são alguns dos sintomas de quem passa tempo demais nessas plataformas. "Uma das questões é a compulsividade, a qual pode levar ao acesso excessivo e sem controle. Fique atento se a última coisa que você faz antes de dormir é usar o celular e a primeira ao acordar é utilizá-lo", alerta.

Segundo o especialista, um dos problemas ver uma perfeição artificial, muitas vezes impossível de atingir. "Estudos mostram o quanto ficar de cinco dias a uma semana sem entrar nas redes sociais já ajuda a diminuir o nível de estresse e melhorar a satisfação com a própria vida”, sugere. A dica é diminuir o foco nesses recursos, assim, você volta a assumir o controle e sai do imediatismo das atualizações e das respostas instantâneas.

Para participar do Scroll Free September, basta escolher uma categoria e se registrar gratuitamente no site da RSPH, no link https://www.rsph.org.uk/our-work/campaigns/scroll-free-september/get-involved.html.

O Nube se preocupa com você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe