Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-as-competencias-necessarias-para-ser-um-bom-lider

Quais as competências necessárias para ser um bom líder? 

Notícia | 29/08/2019

Gabriela Vasconcelos

Dentro de uma organização, o chefe torna-se o ponto de equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e conquistar metas. Contudo, não é uma tarefa fácil. Segundo pesquisa do Nube, 56,92% das pessoas reprovam um supervisor distante e quase nunca presente. Como ter sucesso no cargo? Descubra!

A governança pode ser uma característica nata, já notável durante a infância e manifestada até mesmo nas pequenas coisas, como na escolha das brincadeiras entre amigos ou ao ser aquele mediador dos demais. Na fase adulta é fácil encontrar na família o organizador das festas e encontros.

“Porém, quem não nasceu com a habilidade pode desenvolvê-la, pois consiste apenas em motivar os demais na busca por um objetivo em comum”, conta Carolina Farina, especialista em liderança empreendedora feminina em Curitiba (PR). Por meio do autoconhecimento e do desenvolvimento de competências, você também pode se tornar um líder. 

A especialista destaca quais são as melhores qualidades para se criar ou aprimorar:

  • Criticar construtivamente;
  • Reconhecer seus próprios erros perante a equipe;
  • Saber quando sugerir ao invés de ordenar diretamente;
  • Elogiar todos os pontos fortes;
  • Esperar por excelência;
  • Deixar os desafios mais fáceis;
  • Tornar seus colaboradores mais satisfeitos com suas funções.

Ou seja, o feedback e a inteligência emocional para lidar com diferentes comportamentos e a capacidade de compreender são essenciais. Não se pode deixar esses fatores de lado no momento de aprimorar sua gestão. “É claro, cada pessoa é diferente e age de maneiras distintas, mas é possível chegar a um bom resultado tendo conhecimento sobre o principal”, finaliza Carolina.

Para a estagiária Juliana Baroni, o supervisor deve dar exemplo. “Precisa conhecer a história de quem está na empresa, bem como a necessidade e características de cada um. Além disso, deve ter sensibilidade para escutar e orientar quem estiver precisando”, afirma.

O líder gerencia pessoas, e para isso é preciso entendê-las, além de si mesmo. Conte com o Nube e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe