Desentendimentos são inevitáveis nas empresas, principalmente em tempos de dificuldades. Estar em uma situação de conflito provoca um estado de pressão interna não calculado, podendo prejudicar todo o processo de trabalho. Como lidar com a  circunstância e evitar problemas?

Existem dois perfis nesse tipo de ocasião. O moderador harmoniza a temperatura quando ela se eleva demais, buscando soluções e não culpados. Já o gerador não necessariamente age mal, pois às vezes a discórdia é necessária para a mudança. Contudo, isso deve ser feito com respeito e empatia, buscando sempre o bem comum.

A dica do professor da FGV e da Esic Internacional, Luciano Salamacha, é evitar aumentar o contratempo. “As pessoas aflitas cedem aos antagonismos e consequentemente ao estresse. Quem não tem um colega o qual sofre por antecipação? O problema nem aconteceu e ele já está agoniado com as possíveis consequências. Isso é um desperdício cruel de tempo”, afirma.        

Na visão do consultor, o perdão é um pilar fundamental para a gestão de divergências. “Quem perdoa está mais preocupado em medir o próprio desempenho de acordo com a consciência. Já quem não perdoa mede as situações pela régua alheia. Ela age segundo a aprovação externa. Mede o próprio desempenho com base na fala dos outros e não em sua própria crença”, finaliza.

Para Ana Lígia Bacca, gerente de RH na Stefanini, em Brasília (DF), os desacordos são comuns e o desafio é olhar para eles com mentalidade de crescimento. “Ou seja, encarar oposições como aprendizados e uma forma de exercitar a empatia, colocando-se no lugar do outro” afirma.

Assim o caminho é aprender com as dificuldades e tirar importantes lições do conflito. Boa sorte!   

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe