Assuntos de química inseridos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem tirar o sono dos estudantes, devido à quantidade de conteúdos cobrados e à sua importância. Para quem tem dificuldade na disciplina, é fundamental ficar atento aos temas solicitados durante a prova.

De acordo com o gerente de inteligência educacional do Sistema Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, os itens são contextualizados e abordam os conhecimentos de Química Geral com grande incidência. “O aprendizado adquirido durante as aulas deve servir para o aluno construir um entendimento do mundo natural e, a partir dessa capacidade, planejar, executar e avaliar intervenções práticas”, afirma.

A prova, segundo o especialista, é bem distribuída entre os tópicos abordados no decorrer do ensino médio, portanto, a pessoa não deve concentrar demasiadamente os seus estudos em partes específicas da disciplina. “Resolver as provas dos anos anteriores, simulados e listas de exercícios também é uma tarefa fundamental para quem deseja se preparar”, indica. Veja os temas mais recorrentes no vestibular:

- Compostos de carbono, suas principais funções orgânicas, estrutura e propriedades;
- Representação das transformações químicas;
- Energias químicas no cotidiano;
- Materiais, suas propriedades e usos;
- Transformações químicas e energia;
- Relações da química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente;
- Água etc.

Gabriely Fornazier Brunhara cursa engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para ingressar na faculdade, a jovem precisou realizar a prova em 2012 e ir muito bem nas questões envolvendo a área desejada. “Eu me dediquei bastante durante o ensino médio, além de aproveitar os ensinamentos na escola técnica. Tinha certa bagagem”, conta.

E você? Pensa em seguir carreira nesse ramo. Não deixe de ter foco, concentração e determinação. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe