Com o final das férias de julho, os jovens voltam aos estudos, mas também iniciam sua entrada no mercado de trabalho em busca de estágio ou uma vaga de trainee. No entanto, muitos encontram dificuldades e desmotivação ao conquistar sua colocação, por conta da pouca experiência profissional ou da falta dela.

Por essa razão, outros quesitos contam na hora de uma entrevista. Uma boa comunicação ou até experiências extracurriculares, como um curso de inglês, despertam os olhos dos recrutadores. Para Érika Borges, gerente de RH e coach, as competências comportamentais também são manifestadas e percebidas nesse momento. “As empresas avaliam a aderência dos perfis com os objetivos da vaga, bem como a possibilidade de desenvolvimento desse futuro profissional”, explica.

Pensando nisso, a equipe da Hays separou algumas dicas para te ajudar:

1. Comunicação: o candidato deve saber falar sobre seu perfil de forma clara e coesa, usar um vocabulário adequado e contar histórias com começo, meio e fim.

2. Tarefas extracurriculares: participação em ações, as quais fujam do “protocolo” são muito valorizadas. Realizado em trabalhos voluntários, intercâmbios e atividades esportivas devem ser mencionados.

3. Seja sincero: admita não ter vivência em determinada tarefa, o mais importante é demonstrar interesse e vontade de aprender.

4. Busque conhecimento: seja participativo na faculdade, tenha um bom relacionamento com a classe e professores, dedique-se aos estudos e frequente eventos acadêmicos. Se destaque!

Débora de Paula cursa relações internacionais na Universidade de Brasília. A jovem sempre busca um diferencial, por meio do aprendizado e aproveita esse período do estágio para extrair o máximo de seu desenvolvimento. “Quando se mune de informações, você se torna mais útil e capaz. Assim, é necessário estar disposta a conhecer novos conceitos e habilidades”, conta.

E você? Preparado para o mercado? Não tenha medo de mostrar sua insegurança, mas apresente-se disponível para melhorar a cada dia. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe