Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-planeja-seu-futuro

Você planeja seu futuro? 

Notícia | 20/08/2019

Cláudia Giannoni

Quando chega o fim do mês, seus boletos estão sob controle, ou você se vê no vermelho? Muitos reclamam por não ter educação financeira e, por isso, acham mais difícil manter as contas em dia. Para entender esse panorama, fizemos uma pesquisa com 32.634 participantes em todo o Brasil. A faixa etária analisada foi de 15 a 28 anos. 

infográfico

Para a maioria, ou seja, 60,73% ou 19.820 pesquisados, a resposta para a questão: "você consegue controlar suas finanças" foi: “sim, poupo sempre e já planejo o futuro”. Com um cenário econômico instável, a insegurança rege as ações. Logo, a atitude faz toda a diferença. “O investimento precisa ser estratégico, pois quem junta um valor a ponto de prejudicar suas demandas do cotidiano, tem de se reprogramar, entender as limitações e trabalhar com as possibilidades de acordo com a realidade na qual está inserido”, recomenda o analista de treinamento do Nube, Everton Santos. Outros 22,22% (7.250) disseram: “sim, mas nunca sobra dinheiro para guardar”. Para o especialista, a atitude deixa a pessoa em uma zona de risco. “Dessa forma, é indicado sempre deixar uma reserva para eventos adversos ao nosso cronograma”, avalia.

Já para 10,02% (3.271): “depende do mês e de quantas vezes o indivíduo sai”. Esses devem fazer um controle dos débitos e créditos, pois isso auxiliará na condução dos consumo e na percepção de possíveis economias. Ainda assim, há quem admita não se aguentar e, com isso, abusa de suas remunerações. Dessa forma, 5,04% (1.644 ) asseguraram: “não, eu até tento, mas sempre gasto demais” e 1,99% (649) revelaram: “não, o dinheiro não para na minha mão”. Todavia, para uma mudança de comportamento, o primeiro passo é elencar as prioridades e entender o significado do materialismo. “É imprescindível saber se aquilo é necessário para os objetivos de curto, médio ou longo prazo”, afirma Santos.

Uma saída é guardar um montante sempre quando receber o pagamento, por exemplo. “A poupança, tesouro direto ou até mesmo os cofres, quando se trata de pequenas somas, é uma alternativa", garante. No mais, disciplina é o segredo para obter êxito nessa empreitada. Portanto a dica final é criar metas e estipular prazos. “Indico fazer um compromisso consigo mesmo e executá-lo de forma pontual. Focar em propósitos capazes de serem cumpridos. Afinal, comprometer todo o patrimônio em sonhos pode ser prejudicial para as necessidades do presente”, finaliza.

Pronto para mudar de hábitos? Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete