Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
estagiario-ou-jovem-aprendiz-saiba-a-diferenca

Estagiário ou Jovem Aprendiz? Saiba a diferença 

Notícia | 20/08/2019

Vinícius Lima

Conseguir ingressar no mercado de trabalho é o desafio de muitos jovens brasileiros. Afinal, a taxa de desemprego entre os mais novos é de 27,3%, segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou seja, o dobro em relação à população adulta. Aas melhores maneiras de evitar isso é por meio da aprendizagem e do estágio, mas é necessário entender as regras para cada uma dessas práticas.

Para ser aprendiz, é preciso ter idade entre 14 e 24 anos incompletos e estar no  nível médio ou já ter concluído essa etapa. Já para quem estagia, é obrigatório estar regularmente matriculado e frequentando uma instituição de ensino superior, médio, técnico ou EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e ter, pelo menos 16 anos.

Enquanto o estágio é definido como o ato educativo escolar supervisionado e não gera vínculo empregatício, o outro modelo de contratação oferece carteira de trabalho assinada. As legislações também são diferentes. No primeiro estilo, as regras são estabelecidas pela lei 11.788/2008 e o segundo, respectivamente, pela 10.097/2000.

Independentemente da modalidade, para ter sucesso na trajetória, é necessário se empenhar. Tathiane Costa é coach de carreira e liderança, do Rio de Janeiro. Para ela, ter destaque na carreira é possível quando o profissional estuda com antecedência a empresa na qual irá ingressar. “Conheça a sua missão, visão, valores e entenda o posicionamento dela entre as concorrentes para alinhar suas expectativas. A partir daí, evoluir diariamente em uma relação de transparência, espírito de equipe e foco em resultado”, estimula.

Segundo a especialista, também é necessário se atentar a algumas habilidades, tais como a comunicação, visão sistêmica de mercado e autoliderança. “Muitos têm dificuldade em alcançar uma posição de prestígio porque negligenciam o mais importante: o desenvolvimento pessoal. Precisamos primeiramente investir no nosso desenvolvimento e conhecer verdadeiramente nossos pontos fortes e fracos”, defende.

Para o graduando de engenharia da computação na Universidade Anhanguera, Vinicius Santos, conseguir uma oportunidade enquanto estuda o ajuda a ter mais chances de se destacar. “Como estagiário, você aprende as dificuldades da sua área de atuação e tem uma visão mais aberta sobre quais caminhos ou especializações seguir”, relata.

Para finalizar, Tathiane dá algumas dicas para quem quer ser um profissional diferenciado. Acompanhe:

* Dedique-se ao autoconhecimento
* Esteja sempre aberto a aprender  
* Tenha um mentor

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete