Segundo dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), o número da população subutilizada bateu recorde e chegou a 28,5 milhões de pessoas. Para o IBGE, dentro desse grupo estão desempregados, quem atua em poucas horas, quem está disponível para trabalhar e quem busca uma oportunidade.
 
Para a diretora da Febracis Campinas, Lilian Carmo, em um cenário com oferta maior de mão de obra, a vantagem fica com quem sabe se diferenciar. “Com muitos candidatos, conquistar uma posição é uma tarefa de inteligência competitiva. Se destacar vai além de um bom currículo e de competências técnicas avançadas, é preciso conhecer qual a percepção de valor da organização e se esse ponto está alinhado com seus princípios”, esclarece.
 
Segundo a executiva, em geral, os empregadores têm focado em quatro capacidades durante os processos seletivos:
 
1. Engajamento: querer muito a oportunidade e mostrar-se disponível. É evidenciado sua proatividade e comprometimento.

2. Vontade de aprender: demonstrar disposição em ter novos conhecimentos e curiosidade. Afinal, o mundo corporativo muda o tempo todo e é preciso atualização.

3. Flexibilidade: saber se adaptar às mudanças e lidar com pessoas é importante.
 
4. Compromisso: assumir responsabilidades com a missão e com os valores da empresa é, talvez, a capacidade mais difícil de se demonstrar.

Jessica Fabiana Neves cursa gestão de Recursos Humanos na Faculdade Anhanguera. A estudante procura mostrar o seu potencial no dia a dia. “Tento sempre focar na execução de minhas atividades e observo à minha volta se há algo para se fazer, busco ser prestativa”, conta. Para ela, é fundamental estar em busca de aprendizado e ter uma experiência enriquecedora com isso. “Todo o conhecimento é válido”, completa.

E você? Como age para se destacar? Conte sempre com as dicas do Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe