Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-oportunidade-do-erro

A oportunidade do erro 

Notícia | 08/08/2019

Layane Bittencourt

Naturalmente, temos grande dificuldade em admitir nossos erros e levamos isso como uma ofensa. Para estudiosos do assunto, essa questão acontece porque, enxergamos o equívoco como sinônimo de incompetência e, para nós, pessoas bem-sucedidas nunca erram.

Segundo Celso Hartmann, diretor-geral do Colégio Positivo, desde cedo, somos programados a não permitir falhas, quando, na verdade, o correto seria sinalizar esse processo como forma de aprendizado em todos os âmbitos da vida: pessoal, acadêmico e profissional. “Precisamos aceitar, sem resistências, a possibilidade do erro. Aprender a enxergá-los de maneira assertiva é o primeiro passo para acertar mais”, explica.

O especialista exemplifica relembrando o período escolar e a matemática. “A resistência em relação à disciplina vem da crença em sua dificuldade, afinal, nem todo mundo é capaz de solucionar as questões facilmente”, explica. Assim, nossa reação é fugir da matéria e nem tentar melhorar essa falha.

Isso se aplica facilmente no ambiente de trabalho quando iniciamos um novo emprego ou estágio. Afinal, temos aquele receio natural de não entender os processos rapidamente por nos deparamos com aquela situação pela primeira vez. O mesmo vale para quem recebe um novo integrante em seu time. O líder, nesse momento, deve compreender e respeitar o tempo de adaptação daquele profissional e tolerar simples falhas, as quais não irão prejudicar o negócio como um todo.

Portanto, a dica do especialista é entender como pode ser produtivo errar e tratar isso como algo favorável para o seu desenvolvimento. “Quando erramos, ficamos alerta, tentamos descobrir os pontos para melhorar e quais atitudes tomar para ter êxito na próxima vez” , completa Hartmann.

Giovanna Cotrim cursa direito no Centro Universitário de Brasília. Para a estudante, são esses tropeços responsáveis pela construção de nossa caminhada. A jovem ainda lembra como esses episódios são comuns quando apresentada uma função ou tarefa nova. “É possível evitar isso, basta se dedicar e estar atento. Eventualmente, os deslizes nos ajudarão a crescer de alguma forma”, conta.

Seja você um gestor, colaborador ou estagiário, o segredo é manter a calma e atentar-se para aprender cada dia mais! Conte sempre com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete