Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
convivencia-entre-geracoes-beneficia-os-negocios

Convivência entre gerações beneficia os negócios 

Notícia | 07/08/2019

Layane Bittencourt

Com o aumento da expectativa de vida, a permanência dos profissionais experientes no mercado tem aumentado. Com isso, eles estão dividindo espaço com os jovens e recém-formados, os quais ingressam no ambiente profissional. Diante disso, as empresas lidam com um cenário desafiador: a convivência de quatro gerações. Para aumentar ainda mais a pluralidade, inteligências artificiais e robôs também surgem nesse cenário.

Segundo Patrícia Lisboa, head trainer e hacker comportamental, as diferenças entre os grupos etários vão além da técnica, pois cada geração é marcada por algumas características em comum, com capacidades e comportamentos próprios. “Saber aproveitar as qualidades de cada uma delas é muito produtivo para as empresas”, diz Patrícia.

A pluralidade quando bem explorada possibilita aproveitar o melhor dos profissionais e da interação entre eles. Assim, há mais dinamicidade e amplitude de serviços e soluções. Segundo a especialista, o primeiro passo é conhecer os perfis gerais e individuais de cada grupo e entender a forma de trabalhar e agir, depois é preciso comunicar e passar por um processo de adaptação. “Só é possível traçar planos e metas quando a equipe se conhece. Assim, o trabalho em conjunto será positivo”, explica.

Afinal, a troca de ideias e compartilhamento de conhecimento é o ponto alto dessa interação. Giovanna Azevedo Pereira sabe bem disso e aproveita essa experiência. A estudante de direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, confessa se sentir bem com essa relação, contudo, é preciso aprender a lidar com as divergências, as quais são comuns. “Aprendo a interagir com pessoas de pensamentos diferentes, mas o maior desafio é em relação à tecnologia”, conta.

A questão levantada pela jovem é um dos assuntos discutidos quando falamos de gerações. As ferramentas digitais fazem cada vez mais parte do cotidiano. Para quem nasceu nesse meio, é fácil, mas para quem está acostumado com outra rotina, pode ser um desafio. Segundo a especialista, as mudanças refletem no trabalho dos profissionais e a solução está em se capacitar e se adaptar a essa nova realidade.

Certamente, esse convívio multigeracional ajuda nesse processo e o aprendizado será mútuo! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete