Estamos vivendo uma nova revolução industrial, com mudanças para todos os lados, gerando medo e incertezas. Além disso, ver empresas gigantes e super tradicionais quebrando e perdendo espaço para o on-line traz dúvidas sobre qual direção estamos caminhando. É tempo de repensar alguns modelos, afinal, 80% das profissões do futuro ainda não existem.

Segundo Allan Abranches, head da 3HREE Comunicação e M2B Agência PME se pararmos um pouco para pensar, já há sinais dessa transformação. “A posição de um gerente de social media não existia há dez anos, pois não tínhamos essa demanda. Temos ainda analista de big data, criador de conteúdo para Youtube e Instagram, desenvolvedor de aplicativos. Se todas essas profissões estão surgindo, quais serão extintas?”, pontua.

Para o especialista, os profissionais de hoje precisam se atentar a algumas habilidades cruciais, tais como a criatividade, comunicação, empatia e persuasão. A principal razão, segundo Abranches, está na automatização de processos e atividades, logo, relações humanas serão priorizadas.

Nesse contexto, o termo soft skills ganha destaque. Dentro desse grupo estão competências comportamentais e sociais, as quais são as mais valorizadas pelos recrutadores e levantadas por Abranches. Portanto, quem foca nesse quesito poderá ser um diferencial no mercado.

Arison Tavares cursa administração na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. O jovem tem conhecimento sobre a importância de desenvolver diferentes capacidades, por isso, ele procura se aprimorar sempre. “Preocupo-me em ter uma comunicação assertiva e transparente, busco aperfeiçoar a habilidade de liderança e trabalho em equipe. Assim, mantenho um ambiente de trabalho fluido, com determinação e resultados satisfatórios”, conta.

Ter esse pensamento em mente, fará de você um grande profissional. Invista nisso e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe