Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
trabalho-voluntario-nas-ferias

Trabalho voluntário nas férias 

Notícia | 26/07/2019

Cláudia Giannoni

Ajudar moradores de rua, coletar lixo para reciclagem, resgatar animais abandonados e até doar tempo e atenção são algumas das opções de trabalho voluntário. Ações como essas requerem empatia, consciência social e ética cidadã. Essas habilidades devem ser incentivadas e ensinadas desde a infância. Por isso, o período de férias escolares pode ser o momento perfeito para trabalhar essas competências e exercitar a solidariedade.

É necessário mostrar aos alunos como buscar o conhecimento prático do conteúdo aprendido nas aulas, aproveitando o tempo da melhor maneira e ajudando os outros. “O ‘saber’ não está na sala de aula, e sim no mundo. Com a consciência social e o voluntariados, os estudantes veem o aprendizado com uma aplicabilidade prática”, afirma Cláudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, também com mercado no Rio de Janeiro.

Segundo ele, a participação das instituições parceiras e dos educandos em projetos de intervenção é fundamental para a sociedade. Um exemplo dessa conscientização estar dando resultado é uma iniciativa do Colégio Saad, de Taubaté, SP. A instituição está promovendo uma oficina com o intuito de preparar os discentes para auxílio em Brumadinho, Minas Gerais.

A ideia é ajudar crianças de uma escola pública da cidade, resgatando questões de aspecto humano. “A arte e a poesia cumprem esse papel como interlocutoras de verdades baseadas no senso coletivo, na empatia, e na valorização de valores éticos muitas vezes enterrados na lama da nossa ganância”, afirma Beth Costa, professora de artes e coordenadora do projeto, junto da professora de redação Carol Lobo. “Levar a Brumadinho gêneros alimentícios e de sobrevivência física é necessário, mas poesia e arte é a esperança de dias e de seres humanos melhores”, explica.

Viu só, você também pode fazer sua parte. Aproveite o tempo livre para ser um agente da mudança!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete