Um dos momentos de maior ansiedade na vida profissional de qualquer pessoa é a entrevista, seja ela para estágio, aprendizagem ou emprego. Entretanto, esse problema pode ser ainda maior para quem não teve nenhuma vivência. Desse modo, se você se enquadra nesse perfil e não sabe por onde começar, leia esta matéria!

Para a headhunter, Juliana Marques, de Campinas, em diversos pontos da carreira, é possível notar o nervosismo durante uma avaliação dessas. “A insegurança é perceptível quase todas as vezes, mas todo recrutador valoriza quem mostra controle sobre isso, pois transparece um bom domínio das emoções”, conta.

Sendo assim, para quem está em início de carreira, a especialista orienta: “pesquise na Internet alguns relatos sobre experiências de outros profissionais, além de vídeos os quais simulam dinâmicas de grupo ou entrevistas individuais”, diz. Para ela, isso pode fazer a diferença na hora de se preparar.

Também é crucial não mentir no currículo e concorrer apenas às vagas adequadas ao seu perfil, alerta. “Muitos acabam ficando ainda mais nervosos por competirem por colocações as quais não vão de acordo com suas habilidades ou conhecimento técnico”, expõe.

Michelli Almeida estuda psicologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Para ela, se atentar a esse assunto é crucial para a carreira. “Eu sempre tento me manter calma e apresentar minhas características da melhor forma. Mesmo quando fico mais nervosa, respiro fundo e, penso comigo: ‘a minha parte, já estou fazendo. Se for para ser, será’”, relata a universitária.

Siga essas dicas e garanta mais chances de sucesso. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe