Com os efeitos da globalização, as áreas ligadas à comunicação têm sido cada vez mais valorizadas pelas empresas. O destaque fica para a carreira de Tradução e Interpretação, pois de acordo com o Bureau of Labor Statistics, centro de pesquisas americano, essa profissão está entre as 20 com o maior crescimento no mundo.

No Brasil, 2.801 pessoas se interessam pela graduação, mas apenas 456 se formam, segundo os últimos dados do Censo Inep/MEC. Certamente, a área é ideal para quem gosta ou tem facilidade com idiomas, possui o hábito da leitura e é curioso para pesquisar sobre diversos assuntos.

Segundo Cynthia Pichini, coordenadora do curso de Letras na Universidade São Judas Tadeu, o maior desafio da maioria dos alunos é ter o domínio da língua estrangeira. “Muitos entram na universidade sem noções gerais, mas ao final da faculdade já atingem um nível avançado”, comenta. Por isso, é preciso ter um entendimento mais aprofundado em relação à gramática, cultura e expressões.

Afinal, o principal objetivo da profissão é converter as mensagens da fala original para outro, sem perder o sentido. Vale ainda ressaltar: o primordial é ter o conhecimento do próprio português, pois segundo a professora, a maioria das oportunidades no mercado são direcionadas a agências de tradução e revisão de texto, editoras ou em escolas de idiomas.

A profissão ainda não é regulamentada, então quem possui fluência em alguma língua estrangeira pode exercer a função. No entanto, a universidade agrega teoria e prática para adquirir ensinamento sobre as técnicas. Além disso, durante os anos de estudo é possível participar de atividades práticas em congressos e palestras, bem como realizar o estágio, o qual irá trazer uma bagagem mais profissional.

Juliana Baltazar Melguiso sempre foi apaixonada pela área de entretenimento. Assim, decidiu fazer a faculdade e atuar na área. Após estar formada, realizou um estágio voluntário quando traduziu contratos, panfletos e outros documentos para instituições não-governamentais. “O mercado ainda é nosso maior desafio, mas há como se dedicar e conquistar o seu espaço”, conta.

Você se enquadra nesse perfil? Quem sabe essa seja sua escolha de carreira! Boa sorte e conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe