Muito se tem falado sobre a importância da diversidade de colaboradores no ambiente de trabalho. Algumas empresas montam comitês, criam programas de gestão específicos para o tema e até utilizam seus canais de comunicação e marketing. A ideia é divulgar suas iniciativas voltadas à valorização de grupos sub-representados.

Contudo, de acordo com um estudo da Future Minds Consultoria, 49,5% das organizações ainda criam obstáculos e eliminam candidatos em razão de gênero, faixa etária, situação social, religião, etnia, entre outros aspectos. A pesquisa foi realizada entre maio e junho deste ano, com 200 profissionais ligados à área de RH, os quais trabalham em companhias de diferentes setores em todo país e pertencem ao grupo RH Que Inspira, do LinkedIN.

Mais de 70% dos entrevistados desconheciam a existência de uma ferramenta para impedir o chamado ‘viés inconsciente’ do recrutador no seu local de trabalho. Foram constatadas, por exemplo, a exigência dos futuros empregadores de só permitir a seleção de candidatos com formação em ‘faculdades de primeira linha’, ou os quais tinham realizado intercâmbio.

Segundo Lilian Cidreira, CEO da Future Minds Consultoria no Rio de Janeuro, apesar das discussões sobre inclusão estarem ganhando força no mundo corporativo, esse cenário só virará realidade quando houver uma mudança de cultura em toda a corporação. “Quanto mais as empresas promoverem a diversidade, maior será a divergência de pensamentos e modelos mentais e, consequentemente, mais oportunidades de inovação”, afirma.

Para Tiago Machado, especialista em inteligência artificial aplicada ao recrutamento e à gestão das pessoas, a tecnologia é um dos caminhos para derrubar barreiras, conscientes ou não, buscando uma seleção não subjetiva. “Como num teste cego de qualidade de um produto, o uso de algoritmos para avaliação de currículos garante um processo justo e democrático”, afirma. Afinal, o sistema ignora critérios como renda, gênero, raça e outros conceitos pré-determinados.

Você já está preparado para essas transformações? O Nube possui uma plataforma completa para auxiliar na contratação e gestão de estagiários e aprendizes. Entre em contato com nossos executivos e surpreenda-se!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe