Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
venca-o-medo-de-falar-em-publico

Vença o medo de falar em público 

Notícia | 09/07/2019

Vinícius Lima

Um dos desafios enfrentados por diversos profissionais, em diferentes etapas da carreira, é o nervosismo ao ter de fazer apresentações para um grupo ou para uma plateia. Esse medo é comum, mas é necessário vencê-lo para garantir ainda mais assertividade na trajetória.

Diego Silveira estuda arquitetura na Universidade São Judas, em São Paulo. Ele diz já ter encontrado problemas para se comunicar, principalmente durante processos seletivos. “Em dinâmicas de grupo, sempre fiquei muito receoso e isso já me atrapalhou bastante”, relata o universitário.

Justamente por isso, Renata Guedes Marques, coach de carreira de Brasília, dá algumas dicas para quem precisa discursar em público. “A preparação é muito importante, principalmente para quem está começando na trajetória pelo mundo corporativo. Antes de qualquer reunião ou apresentação, faça um roteiro com o assunto a ser discutido e coloque as informações em tópicos para lembrar a sequência de raciocínio”, orienta.

Ainda de acordo com ela, o simples fato de se organizar antes da fala reduz as incertezas e o risco de se estressar. “Além disso, também demonstra profissionalismo e respeito com os pares. O powerpoint e as listas são recursos auxiliares, não devem ser o foco e tampouco servirem de âncora”, alerta a especialista.

Desse modo, a coach ainda diz: “controle o nervosismo ensaiando na frente do espelho ou com um colega e peça um feedback. Se a ansiedade foi muito alta, vale a pena iniciar quebrando o gelo, pois assim as pessoas demonstram empatia”, conclui.

Siga essas dicas e garanta a excelência. O Nube torce por seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete