Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
arquivologia-muitos-documentos

Arquivologia: muitos documentos! 

Notícia | 08/07/2019

Gabriela Vasconcelos

Já ouviu falar em Arquivologia? O objetivo da formação é estudar as funções básicas, princípios e técnicas específicas para arquivar, conservar, ordenar e guardar documentos a fim de facilitar a busca posterior. Os atuantes da área também são responsáveis pela restauração de informações, objetos, DVDs e CDs, entre outros. De acordo com a Glassdoor, a média salarial é de R$ 2.594,00. Saiba mais!

Segundo o último censo do Inep/MEC, anualmente 3.683 alunos ingressam e 571 concluem a graduação. Com duração de 4 anos, a grade é composta por matérias como história, introdução à administração, informática e estatística. Assim, o campo é recomendado para quem gosta de organização e possui uma personalidade flexível.

Willian Barbosa, acadêmico da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ), iniciou o curso após fazer quatro anos de Tecnologia da Informação. “Tomei a decisão muito cedo e acabei não levando em conta minhas afinidades na escolha. Resolvi voltar a estudar e queria algo próximo às meus assuntos preferidos do ensino médio”, conta.

Ele chegou a cogitar História e Ciências Sociais, mas não tinha certeza. “Cheguei à Arquivologia tanto pela grande oferta de estágios quanto pela proximidade com as disciplinas do meu gosto. Afinal somos também responsáveis pela custódia e tratamento de dados importantíssimos para as pesquisas”, finaliza o jovem.

Na visão de William Gontijo, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Arquivologia, o principal nicho de trabalho é no âmbito das instituições públicas. “Isso depende do estado no qual a profissão está mais atuante. Em Brasília, por exemplo, há vagas para o formado em consultorias e projetos de gestão de documentos. Já no Rio Grande do Sul, há menor intensidade nesse sentido em razão da carência de visibilidade para o setor”, ressalta.

Ficou interessado? Aproveite para se cadastrar no site do Nube e conseguir uma vaga de estágio. Por meio da atividade, você coloca em prática os conhecimento da sala de aula.

Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete