Geralmente, uma das principais dificuldades dos jovens nos processos seletivos diz respeito a fala sobre pontos de melhoria e qualidades. Muitos, por falta de autoconhecimento e reflexão, ficam receosos sobre a afirmação correta e, com isso, acabam perdendo pontos. Todavia, uma pesquisa do Nube quis extrair essa informação dos participantes. Saiba mais!

inforgrafico

O levantamento ocorreu entre 27 de maio e 7 de junho, com a seguinte pergunta: “Quais são seus pontos mais fortes?”. Ao todo 41.862 respondentes, entre 15 a 28 anos, deram sua opinião. Com isso 49,50%, ou 20.720 entrevistados disseram "proatividade". A competência é sim valorizada no mercado, pois engloba a capacidade de antever problemas, identificar oportunidades, combinada a iniciativa de criar e efetuar as soluções. Por isso, dica é entender os acontecimentos ao redor. “Veja como o empreendimento funciona, qual o ponto de encontro das atividades e setores, o sentido dos procedimentos. Com isso, será mais fácil propor inovações”, explica a analista de treinamento, Nicole Tavares Crespo.

Para 26,93% (11.275) a “humildade” é seu carro chefe.Outros 13,27% (5.554) disseram estar na “solidariedade” seu destaque. A vantagem da modéstia é a possibilidade de estar sempre aberto às críticas, para conseguir traçar um plano de melhoria. “Já a preocupação com o próximo significa se colocar como parte e praticar a empatia. Um profissional engajado, com potencial de reconhecer as necessidades de quem está ao redor, pode ser um ótimo membro de equipe e trazer bons resultados ao negócio”, comenta.

Há também quem utilize como recurso chave a “intuição”. Essa foi a resposta de 5,32% (2.225). “Sua utilização permite estar mais atento a você mesmo, ao ambiente e ao entorno. Isso desenvolverá a autopercepção e será uma aliada ao pensamento lógico”, ressalta Nicole. Por fim, 4,99% (2.088) deram ênfase à sua “competitividade”. Ela é significativa para motivar a saída da zona de conforto, potencializando a melhoria contínua. “No entanto, precisa estar focada no crescimento de cada um, oportunizando atingir objetivos e superar-se sempre. Não deve se transformar em um conflito pessoal, ou de manipulação e falta de ética com os parceiros do time”, diz a analista.

Se você está atrás de uma vaga, o conselho é atualizar-se constantemente e desenvolver sua criatividade. “Siga blogs, leia jornais, vá em eventos e fique por dentro dos acontecimentos recentes tanto em relação ao ambiente corporativo, quanto ao mundo em geral. Isso certamente fará diferença ao propor sugestões e facilitará pensar fora da caixa”, finaliza.

Agora é com você. O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe