Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-e-etico-no-dia-a-dia

Você é ético no dia a dia? 

Notícia | 04/07/2019

Cláudia Giannoni

Em tempos de crise política e econômica muito se ouve falar sobre corrupção e poucos comportamentos morais. Contudo, no dia a dia, o brasileiro é muito diferente dos governantes? Para entender esse panorâma realizamos uma pesquisa com 29.356 jovens entre 15 e 28 anos, entre 29 de abril e 10 de maio de 2019.

Com a pergunta chave: “você tem uma postura sempre ética?”, a maioria, ou seja 62,25% ou 18.273 participantes afirmaram: “procuro me diferenciar pelos meus bons gestos e ações”. Outros 28,61% (8.398) enfatizaram: “claro! Em 100% do tempo”.Para a analista de treinamento, Lizandra Bastos, uma atitude positiva significa o respeito ao próximo e as suas diferenças. “Esse tipo de conduta proporciona destaque no mercado. Muitas vezes, os profissionais se preocupam com formações e conhecimentos técnicos, enquanto questões comportamentais são deixadas de lado. Por isso, vale a pena ter iniciativas empáticas sempre”, indica. 

Já 8,30% (2.438) disseram: “depende do meio onde estou”. De fato somos influenciados pelos diferentes ambientes e pessoas com quem vivemos e, diante disso, mudamos nossa reação em vários aspectos. “Porém, somos dotados de pensamento crítico e, mesmo com algumas limitações, podemos refletir sobre as práticas do nosso núcleo. Então, se algo não parece correto cada um pode e deve refletir, censurar e discutir sobre tais atos, não importa se todos estão fazendo”, orienta Lizandra.Ainda assim, 0,62% (181) pontuaram: “é muito difícil, pois ninguém age assim no dia a dia” e 0,22% (66) ressaltaram: “gostaria muito, mas sou brasileiro e não tenho bons exemplos”.

A dica para esses é adotar para si próprio o modelo da moral com a qual gostaria de conviver. “A falta de figuras inspiradoras não é um fator determinante. Ser brasileiro então, muito menos. É possível buscar referências nos pais, em um professor, gestor ou colega. Afinal, esse é um dos passos fundamentais para uma existência mais feliz e justa”, pontua. Cada vez mais o mercado valoriza o comportamento ético dos talentos. “Portanto, alinhe sua conduta, sempre levando em consideração quem está ao redor e as regras explícitas dos locais”, finaliza a analista.

infografico

Faça sua parte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete