A sustentabilidade é um assunto cada vez mais discutido no mundo dos negócios, principalmente pelos novos empreendedores. Diferentes ramos têm aberto caminhos para aplicar esse conceito em suas estratégias de mercado. A iniciativa requer investimento, mas traz diversos benefícios!

Significativamente, esse posicionamento por parte de empresários impacta clientes e melhora os lucros do empreendimento. Segundo estudo da Accenture, 83% dos consumidores brasileiros preferem adquirir serviços de organizações engajadas em causas alinhadas a seus valores pessoais.

Daniella Guedes, assistente de recrutamento e seleção de Curitiba, faz parte desse quadro e acha crucial a empresa compartilhar crenças semelhantes às dela. “Princípios básicos como ética, transparência e respeito são fundamentais para o  desempenho dos colaboradores. Contudo, um lugar com um olhar mais responsável para a natureza me atrai muito”, conta.

Segundo Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, essa ação gera empresas mais eficientes, competitivas, produtivas, éticas e com maiores possibilidades. “É um mar de oportunidades para toda a sociedade”. De acordo com o mesmo, os pequenos negócios são os grandes geradores de empregos e têm um papel protagonista no desenvolvimento sustentável e econômico no Brasil.

Para Kari I.Mattila, conselheiro da Agência Nacional de Educação da Finlândia, o termo é uma questão de escolha e estilo de vida, o qual será ainda mais presente no futuro. “Começa com seus ouvidos e olhos. Qual o produto, sua origem, como é fabricado, tudo é importante para quem pensa no assunto”, considera.

Além disso, o especialista cita o comportamento percebido nos países europeus, os quais estão preferindo fazer parcerias com países com práticas dessa vertente. Afinal, muitos perceberam como essa pode ser uma estratégia para vencer a competitividade e ainda ter um propósito social. “É preciso fortalecer o comércio sustentável e o compromisso com os direitos humanos, proteção ambiental e com o enfrentamento das mudanças climáticas”, enfatizou Matilla.

Portanto, faça sua parte e entre para esse time. O Nube apoia essa missão!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe