Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-trabalhar-com-pessoas-metodicas

Como trabalhar com pessoas metódicas? 

Notícia | 01/07/2019

Layane Bittencourt

Todas as pessoas, de certa maneira, criam métodos para as tarefas do dia a dia como dirigir, comer, fazer exercícios, estudar, trabalhar etc. Contudo, quando a mesma fórmula é repetida, acaba “empacando” o processo criativo e evolutivo de uma pessoa ou empresa.

Para o professor de MBA da FGV e da Esic Internacional, Luciano Salamacha, uma pessoa com essa característica tem necessidade e sente-se segura com a previsibilidade de tudo. “Quando ela não sabe quando e como as coisas vão acontecer, há um desconforto e contamina-se processos e quem está a seu redor”, explica. Por outro lado, quem não tem esse traço em sua personalidade, sente-se aprisionado ou cercado se tiver regras metódicas para as coisas.

Qual o ideal? O equilíbrio! “Estamos em construção de indivíduos melhores e temos diversidade dentro das companhias. Isso torna-se muito produtivo”, comenta. Contudo, como conviver com perfis tão diferentes de forma harmoniosa? O especialista dá algumas dicas para lidar com essa questão:

1. Promova inovações incrementais: faça pequenos movimentos e melhorias, mas respeite o limite dos profissionais. Apenas sugira a ideia de mudanças.
 
2. Compreenda: uma das frases mais famosas do filósofo Michel Foucault é “saber gera poder“. Se você quer quebrar paradigmas, instalar meios e anseia por novos sistemas, se informe sobre o todo. Assim poderá propô-los com segurança e autoridade.

3. Mantenha o profissionalismo: algumas pessoas, quando ameaçadas, tendem a trazer a disputa para o lado pessoal. Tenha tranquilidade e leve a discussão para a racionalidade

4. Não se deixe vencer por argumentos prontos: respostas como “sempre foi assim“ vão contra a inovação essencial para melhoraria das corporações e deixa de ser instigante para a carreira.
 
5. Não tenha pressa: quebrar uma forma estabelecida demanda tempo e estratégia. Talvez um caminho mais longo prepare para uma chegada mais efetiva.
 
Natália Macário cursa psicologia pela Universidade de Brasília. A jovem opta pela flexibilidade: organiza suas atividades e como irá fazê-las, mas é aberta para imprevistos. “O importante é visualizar as prioridades em relação ao prazos, necessidade e interesse. Não vejo problemas em remanejar meu planejamento”, conta.

No dia a dia corporativo, a estudante entende como cada um tem seu próprio ritmo e potencialidades com determinado jeito de trabalhar. “O caminho é a comunicação. Se alguém não está cumprindo as metas, levantar o seu interesse em melhorar ou, até mesmo, tirar um tempo para ensinar alguns elementos de otimização são essenciais”, conta.

Por fim, o especialista diz: “métodos são necessários para o bom funcionamento de uma organização e dos profissionais. Contudo, temos de ter a mente aberta para ouvir propostas”. Certamente, isso fará do seu negócio e até mesmo você mais preparado para as transformações do mundo dos negócios, garantindo assim, um futuro de sucesso! Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete