Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
9-filmes-para-estudar-historia

9 filmes para estudar História  

Notícia | 27/06/2019

Layane Bittencourt

Separe a pipoca! Na corrida contra o tempo para se preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os principais vestibulares do país, algumas estratégias podem ajudar a melhor assimilação de assuntos diversos. Dentro desse contexto, é possível estudar também por meio de entretenimento, com filmes e documentários.

De acordo com o professor de história, sociologia e filosofia do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, o repertório cultural de quem vai prestar essas provas, não deve ser composto apenas do conteúdo das aulas, livros didáticos e anotações. “As obras são fundamentais para o estudante assimilar fatos históricos, auxiliando o candidato a abordar o teor narrativo a partir de uma linguagem audiovisual”, afirma.

Por isso, para ajudar os vestibulandos a conquistar uma vaga na universidade, o professor elaborou uma seleção de filmes fundamentais para entender História. Veja a lista:

1. 1492: A conquista do Paraíso (1992) - Conta as viagens de Cristóvão Colombo para a América no contexto da expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI.
2. Pra Frente, Brasil (1982) - Relata a prisão de um cidadão confundido com um ativista político durante o Regime Civil-Militar (1964-85).
3. Gandhi (1982) - Cinebiografia de Mahatma Gandhi e sua luta pela independência da Índia. Uma obra sobre o recesso de descolonização afroasiática.
4. Mandela (2013) - Cinebiografia de Nelson Mandela. Aborda toda a trajetória do líder sul-africano em sua luta pelo fim do Apartheid.
5. Cruzada (2005) - No contexto do final da Segunda Cruzada, apresenta questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média.
6. Five Came Back (2017) - História de cinco lendas do cinema as quais se alistaram para documentar a Segunda Guerra Mundial.
7. Histórias Cruzadas (2011) - Trata o racismo no sul dos Estados Unidos na década de 1960.
8. Apocalipse Now (1979) – Discute o impacto psicológico da Guerra do Vietnã nos soldados.
9. A outra história americana (1999) - Explana a questão racial nos Estados Unidos a partir da jornada de um jovem inserido no movimento neonazista.

A experiência de vivenciar pela sétima arte alguns dos ocorridos mais impactantes da sociedade é um mergulho mais aprofundado daquela realidade. Caio Cesar Guimarães de Castro, estudante de história na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, tem esse costume a fim de aumentar seus conhecimentos. “Já com a sinopse, você tem uma síntese direta dos assuntos. Assim, isso ajuda a conhecer vários contextos e outros lados da história, além de beber das mais variadas culturas”, conta.

Já assistiu algum desses? Insira esse hábito em sua rotina, garanta aprendizados e, quem sabe, seu lugar na faculdade! Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe