A revolução digital veio para ficar. A Internet e os smartphones já fazem parte da realidade de muitos brasileiros e, por isso, esse universo tecnológico tem afetado diretamente as relações no âmbito profissional. Desse modo, saber manter uma conduta adequada nas interações cibernéticas é essencial.

Para o palestrante motivacional, Lucas Fonseca, com o crescimento das novas mídias, foram criadas segmentações para atrair determinados tipos de públicos. “Inicialmente, elas eram usadas apenas nas horas de folga, como forma de distração e entretenimento. Agora, estão cada vez mais sofisticadas”, conta.

Segundo Fonseca, o fundamental, portanto, é saber exatamente em qual ambiente você está para poder adaptar sua comunicação. Mesmo assim, em qualquer site, existem algumas regras fundamentais a serem seguidas a fim de não prejudicar suas relações.

O especialista dá destaque à distribuição de informações não verdadeiras, comportamento crescente nos últimos anos. “Tem quem compartilha tudo, sem analisar o impacto das mensagens. Em tempos de notícias falsas, as chamadas fake news, ter o seu perfil aliado a essas práticas pode ser bastante comprometedor. Governos e polícias do mundo todo estão em busca de formas de minimizar o efeito das mentiras na web”, alerta.

Portanto, de acordo o palestrante, é necessário analisar qual imagem se está transmitindo. “Questione: suas ações estão coerentes com a sua essência? Outro ponto importante é analisar quem estou seguindo e quem me segue. Essas pessoas são, de fato, relevantes para mim? Elas contribuem para o meu crescimento?”, orienta.

Michelli Almeida estuda psicologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Para ela, se atentar a esse assunto é crucial para preservar sua reputação. “Não posso ser imprudente ao conversar com meu chefe, por exemplo. O princípio de tudo é o respeito”, conta.

Siga essas dicas e não cometa deslizes. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe