Segundo levantamento realizado pelo Ibope, o número de pessoas com trabalho remoto, pelo menos em parte de sua jornada, cresceu nos últimos três anos e já representa 20% dos profissionais brasileiros. Além disso, a prática já está presente em cerca de 66% das empresas do país.

Por passar mais tempo em casa, o trabalhador pode lidar com alguns acidentes. “Queimaduras, choques e quedas estão entre os mais comuns”, explica Robert Wagner dos Santos, especialista em segurança da ADP, também com atendimento no Rio de Janeiro. Pensando nisso, ele listou algumas precauções para melhorar essa rotina.

- Combine com os outros moradores, como filhos, os espaços. Afinal, quando não há um acordo, as crianças podem acessar ferramentas de trabalho indevidamente;

- Planeje os horários e alimente-se no lugar certo.

- Evite improvisar lugares, como o sofá, para realizar suas tarefas. Cabos de energia de um notebook até a tomada podem fazer alguém tropeçar.

- Tenha iluminação suficiente. Não faça suas atividades no escuro, pois isso força a vista.

- Organize o espaço para evitar fios pendurados, queda de objetos e lesões por movimento inadequado.

De acordo com a advogada, executiva jurídica e compliance da innovativa Executivos Associados, Márcia Makishi, a corporação também deve informar sobre pontos de segurança. “A lei deixa claro. Segundo o art. 75-E, o empreendimento precisa instruir todos os colaboradores em regime de home office sobre as normas e precauções para evitar doenças ocupacionais e lesões”, afirma. Assim, os funcionários devem assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a cumprir as instruções do empregador.

Mesmo em sua residência, é importante se atentar à saúde. Por isso, não dê bobeira para o azar e aumente ainda mais sua produtividade.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe