Com uma alta taxa de desemprego, a insegurança sobre como se inserir novamente no universo corporativo pode ser grande. Desse modo, analisar estratégias para garantir a recolocação é essencial.

Para Ivan Corrêa, sócio-diretor da Posiciona Educação e Desenvolvimento, o ambiente empresarial está cada vez mais exigente e o fluxo de contratações nas corporações diminuiu. “As organizações estão investindo em profissionais multitarefas altamente capacitados. Por outro lado, situações como essa pedem calma para analisar todas as possibilidades e planejamentos, a fim de se tornar apto a atingir os objetivos traçados”, conta.

Justamente por isso, o especialista listou algumas orientações para quem quer partir na frente da concorrência. São elas:

I. Defina as prioridades
É fundamental traçar escopos para a carreira e, assim, estipular os aspectos mais importantes. Por consequência, isso irá facilitar o processo de concentrar os esforços em oportunidades adequadas ao seu perfil.
 
II. Seja atrativo
O currículo é a porta de entrada para as organizações. Neste contexto, excelentes perfis são descartados no recrutamento por apresentarem um conteúdo em desacordo com a vaga. É importante atentar-se aos erros gramaticais, porque eles podem comprometer a imagem do candidato.
 
III. Alimente um bom networking
É imprescindível fomentar uma rede de relacionamentos por meio de telefonemas e encontros descontraídos com pessoas inseridas na sua área de atuação.

IV. Atualize-se
A habilidade de aprendizagem contínua é uma exigência para qualquer pessoa, pois é um meio de continuar alinhado com as últimas novidades do mercado. Neste sentido, é possível usar o tempo livre para dedicar-se a participação em workshops, cursos, palestras e eventos do seu ramo.
 
Vinícius Rodrigues estuda jornalismo na Universidade Anhanguera, no Rio de Janeiro. Em seu primeiro estágio, ele afirma: “em momentos de crise, principalmente, preciso ter a atenção dobrada para saber quais aspectos o mercado da minha profissão são mais valorizados. Todo ano, muitos se formam e, se eu não mostrar algo de diferente, posso ficar para trás”, conta.

Portanto, invista em você e acredite em seu potencial. O Nube torce por seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe