Você já ouviu falar em ciências contábeis? Sabe quais atividades são exercidas por quem se forma na área? Para escolher qual caminho trilhar em sua vida profissional, analisar quais ramos estão mais de acordo com seus interesses e aptidões é essencial. Saiba mais nesta matéria!

Conforme os dados do último Censo do Inep/MEC, são 362.042 matriculados nesse curso. No levantamento, com dados referentes a 2017, 55.345 estudantes pegaram o diploma naquele ano. Além disso, conforme a Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio do Nube, o estagiário desse campo recebe, em média, R$ 1.022,96 ao mês.

Entretanto, considerar as possibilidades de atuação no mercado é vital antes de fazer sua escolha. Anderson Carvalho se formou há cerca de dez anos pela Universidade Paulista (Unip), em São Paulo e,  em sua visão, quem atua nesse nicho desempenha um papel de grande relevância nas companhias. “Ficamos na emcumbência de organizar as finanças da instituição. Nesse sentido, devemos controlar os ganhos e perdas para analisar o balanço patrimonial”, expõe.

Paulo Lustosa, professor da área pela Universidade de Brasília, vai além e diz: esse ramo de conhecimento é voltado para o “processo sistematizado de coletar, mensurar e informar as decisões gerenciais das organizações”.

Juliana Castro sempre se interessou por esse tipo de atividade e, por isso, se inscreveu na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas. Para ela, gostar de cálculos pode ajudar a trilhar esse caminho. “Ser focada também me auxilia, pois lidamos com um número grande de informações”, conclui.

Para Lustosa, o mercado de atuação é amplo e são diversas as possibilidades de carreira. Entretanto, para ter sucesso, algumas qualidades são imprescindíveis em qualquer cenário. “Relacionamento interpessoal é um deles, pois o contador interage com os vários setores da empresa, para, por exemplo, obter e checar informações e apoiar na elaboração de orçamento”, conta. Segundo o professor, outras características também são essenciais. São elas:

I. Comunicação: a boa capacidade de expressão verbal, escrita e corporal, vão moldando sua credibilidade interna

II. Forte compromisso com a ética:  é muito tênue a linha separando a produção de uma estimativa neutra daquela com viés deliberado para atender aos interesses oportunistas. Por isso, é vital ter um forte senso de honestidade e coragem.

III. Habilidade analítica
A transformação da informação contábil em conhecimento requer elevada capacidade analítica e domínio de algumas técnicas quantitativas, para relacionar variáveis e conceitos, inclusive com outras informações externas ao empreendimento. Por isso, é crucial extrair, das tendências observadas, uma melhor leitura das ameaças e oportunidades esperadas no futuro, apoiando a administração na manutenção ou reformulação de sua estratégia.

Portanto, se os aspectos citados acima são de seu interesse, considere essa possibilidade. O Nube torce por você!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe