De tão comuns, as doenças causadas pelo trabalho atualmente deixaram de ser dignas de nota. Ter uma crise de estresse com efeitos fisiológicos, os quais demandam atendimento médico, não é mais o alerta vermelho de “vamos repensar essa rotina”. As referências para a pausa se tornaram Burnout, cateterismo, ataque cardíaco, depressão etc.
 
Para Liamar Fernandes, psicóloga e master coach da SBCoaching, a maioria de profissionais têm entre 20 e 40 anos e já sofrem com esse quadro. “Não precisamos pesquisar muito para encontrar quem atua à beira de um colapso e, é claro, há algo errado nisso”, conta. Para ela, é preciso tomar as rédeas da sua trajetória profissional e estabelecer limites do quanto ela vai consumir de sua energia.
 
Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, alguns fatores contribuem para o aumento e desenvolvimento de algumas complicações. Sobrecarga, exigências contraditórias, falta de clareza na definição de funções, ausência de autonomia para executar o serviço, assédio psicológico ou sexual, insegurança se irá permanecer na empresa, pouco apoio da chefia e dos colegas e má gestão.
 
Para quem quer melhorar sua qualidade de vida no âmbito laboral, a especialista aconselha a seguir alguns passos:  

1. Disciplina e administração: horas excessivas não são sinônimo de produtividade, por isso, organize seu tempo, divida tarefas e cumpra com o proposto.

2. Performance: trabalhe mais em menos tempo. Dê o melhor de si e mostre seu potencial.

3. Tempo livre: é preciso separar momentos para o lazer: ir ao cinema, ler, caminhar, conversar com amigos, entre outras coisas.

4. Responsabilidade e tomada de decisão: estabeleça métodos e defina metas, mas respeite o seu ritmo.

Evelyn Moura cursa administração pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, em Brasília. Para a estudante, é uma grande vitória estar atuando na área desejada, por isso se considera realizada profissionalmente. Quando questionada sobre quais questões a fazem feliz, ela pontua: “minha sede por conhecimento e ter bons relacionamentos com os colegas. O mundo está em constante mudança e precisamos estar preparado para elas, por isso sempre me mantenho atualizada sobre o mercado e sobre mim mesma”.

Qual a sua motivação? Certamente, ao encontrá-la, você trilhará uma trajetória de muito sucesso! O Nube acredita em você e deseja boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe