Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
ferramentas-contra-curriculos-fake

Ferramentas contra currículos fake 

Notícia | 07/06/2019

Cláudia Giannoni

Para os recrutadores já é uma prática comum ver currículos com informações falsas. Isso não é comum apenas no Brasil, onde 75% das informações são distorcidas. Segundo levantamento da DNA Outplacement, a frequência de dados errôneos é de 85% na Colômbia, 78% no Peru e 72% no Chile.

Por isso, as empresas têm incorporado no dia a dia ferramentas e estratégias para ajudar a detectar competências técnicas e soft skills (traços da personalidade). A intenção com isso é evitar a contratação dos mentirosos. “Um exemplo é o assessment, questionário muito utilizado para identificar conhecimentos, habilidades e atitudes dos candidatos”, explica Hugo Liguori, Diretor Regional da DNA.

O recurso também os auxilia no autoconhecimento, identificando pontos fortes e fracos para desenvolver ao longo da vida profissional. Todavia, Silmara Adad, supervisora do curso de Etiqueta e Comportamento Corporativo do Centro Europeu no Paraná destaca outro comportamento se espalhando pelas companhias. “Algumas corporações estão começando a adotar uma nova forma de seleção chamada de “recrutamento às cegas“, explica. De acordo com ele, a alternativa não leva em conta cor de pele, sexo, gênero e idade do profissional.

“Vale a competência na execução de suas atividades. Por aqui, isso já acontece desde o ano passado e é uma tendência”, ressalta. Por isso, cada vez mais precisamos abrir a mente, reciclar comportamentos para conviver e respeitar os indivíduos numa sociedade complexa e repleta de diferenças.

Você está fazendo sua parte? O Nube possui ambos os estilos de entrevista. Caso queira conhecer um pouco melhor sobre nossas soluções, entre em contato com o setor comercial e surpreenda-se!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe