Cada vez mais, o número de brasileiros formados no ensino superior aumenta significadamente, no entanto, muitos não conseguiram ocupar vagas em sua área de formação. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2018, 38% dos formados estavam nessa situação.

Segundo o especialista em educação e tecnologia, Marcio Dornellas, nesse momento, é fundamental não se afastar da carreira escolhida. "Hoje, temos uma população com maior instrução. Isso não pode se perder. Mesmo com o mercado não conseguindo gerar empregos para todos com esse grau, o ideal é não deixar o currículo 'esfriar'", orienta.

Ademais, o importante é não desistir da graduação. Segundo Dornellas, o grupo de trabalhadores com maior escolaridade apresenta a menor chance de perder seu emprego. “Insista! Esse comportamento no mundo dos negócios foi comprovado em números pelo Ipea. No segundo trimestre de 2017, apenas 1,9% dos ocupados com ensino superior foram dispensados”, alerta. Pensando em te ajudar a alcançar a desejada oportunidade, Dornellas separou algumas dicas:

1. Formação continuada: pós-graduação, MBA, Mestrado... invista em uma especialização e procure aprimorar suas competências e habilidades.

2. Não se afaste do ramo: mantenha o currículo em dia e participe de cursos, palestras, congressos e convenções. Acompanhe também todas as novidades do segmento.

3. Bom uso da tecnologia: não existem fronteiras para o conhecimento. Você pode iniciar um ensino a distância ou realizar cursos on-line, inclusive com certificados internacionais, sem sair de casa.

4. Tenha uma rede de contatos: faça conexões importantes e, vez ou outra, procure atualizá-los. Mostre-se disponível, pois oportunidades de indicação podem surgir desta forma.

Daiana Batista é formada em psicologia e já têm experiência na área. Atualmente, está se especializando em gestão de pessoas na área de Recursos Humanos na Universidade Católica de Brasília. O maior desafio, por estar afastada, é encontrar uma recolocação. “Por isso, estou me qualificando fazendo MBA, espanhol, inglês e construindo aos poucos minha imagem profissional nas redes sociais”, conta.

O fundamental, nesse momento, é agarrar as possibilidade e traçar objetivos para o futuro! Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe